Crônica: #naminhafamília02
Obras da tia Odaide Almeida |
Esse é o terceiro ano que a Família Almeida se reúne (ou tenta se reunir) para uma festa de confraternização de fim de ano. Mas é o primeiro que, por nossos familiares morarem em cidades diferentes, como Breves e Belém, a comemoração foi dividida nesses dois municípios. Ontem, 9, festejamos aqui em Belém (com direito a jogos de perguntas e respostas, discursos e muita dança), e na semana passada, 2, em Breves (com muita zoeira até de manhã, discursos e muita dança). E, ainda no clima da festa de ontem, vejo que a Família Almeida tem todo tipo de parente.
* Tem parente que espera o ano todo para a confra só
pra poder reunir a família.
* Têm parentes que se isolam num canto
enquanto os outros estão enlouquecidos na pista de dança.
* Têm parentes que brigam entre si antes ou no dia da confra, não aparecem na festa, mas dias depois já estão se amando, tomando umas geladas, sendo felizes.
* Tem parente que some o ano todo, mas faz a alegria de todo mundo prestigiando a festa.
* Tem parente que se anima pra falar no microfone e outros que fogem desesperadamente.
* Tem parente que adora uma treta e outros que... Admitam, todos adoram uma treta.
* Tem parente que adora aparecer na foto e tem aquele que é o fotógrafo.
Parte dos parentes em Belém exibindo uma estonteante beleza |
* Tem parente que nem se olha na cara, mas na hora da foto tá todo mundo junto porque família é assim mesmo ou não teria graça.
* Tem parente que não para de dançar, vai até o chão e tem parente que não levanta da cadeira.
* Tem parente que é gordinho porque come e bebe muito e outros parentes têm o dom de não engordar, mas come e bebe tanto quanto o gordinho.
* Tem parente que organiza a confra desde o fim da anterior e outros que souberam da festa minutos antes de se arrumar, porque a mãe mandou trocar a sandália por um tênis.
FAMÍLIA É TUDO, SIM! |
* Tem parente que cozinhou, decorou, confeccionou, carregou bagulho, passou as cortinas a ferro, criou brincadeiras e gastou horrores de dinheiro, tempo e paciência e vai repetir tudo no ano que vem.
* Tem parente que quer amanhecer farreando e outros jantaram e já queriam ir embora.
* Tem parente que, no jogo de perguntas e respostas, lembra o nome de todos os primos e tios e tem parente que diz (ou pensou): “Ah é, tem o Fulano! Esqueci do Fulano”.
* Tem parente que estava eufórico para participar do jogo de perguntas e respostas e tem parente que nem ouvia direito a pergunta.
* Tem parente que participou das duas confras e tem parente que acompanhou só por fotos, na vontade de tá nas duas festas.
* Tem parente que já tá pensando no Natal só pra poder encontrar os outros parentes e saber dos babados da confra.
* Tem parente que se empolga e cria texto no blog porque apesar e justamente pelas loucuras, ama a parentada.
Parte dos parentes em Breves ilustrando loucura e beleza |
* E tem parente que não sabe, mas se não fossem os tios: Odaide, Nildo, Oneide, Rose, Jaime, a minha mãe e a minha prima Karen Sheila, os organizadores, essa festa não teria saído. Vocês merecem os agradecimentos. E o meu pedido para que tenha mais uma confra no ano que vem!
As fotos foram registradas e compartilhadas nos grupos de WhatsApp da Família. =)
Comentários