Tem seminário pra apresentar! E agora?! (1)

             

Cara de cansado.


      Toda vez que tem turma nova é comum presenciar os alunos nervosos com os famigerados seminários. Já me acostumei a pedir esse tipo de "avaliação" (até porque tá na ementa de Técnicas de Comunicação), porém no início me dava aflição, pois eu tinha gatilhos: eu lembrava da minha dificuldade em apresentações em público. “Dificuldade” é apelido. Só passei a ter segurança pra me apresentar a uma turma na UFPA, ou seja, no ensino fundamental, ensino médio e na UNAMA (jornalismo) eu me tremia feito um liquidificador.

Um dos fatores que nos leva ao nervosismo de uma apresentação oral é o fato de ser avaliado por um professor e o receio da reação da turma. Logo, há um medo enorme do julgamento; mas há algumas coisas que nós, quando alunos, nos esquecemos:

1. Tu tá no mesmo barco que teus colegas. Alguns podem ter mais experiência de vida, outros podem ter facilidade em falar em público, mas, no fim, todos estão em sala de aula pra aprender. “Ah, eu sei mais que a Fulana, falo melhor que ela...”, fala nada, mana, deixa de ser lesa! Todos estão ali pra aprender e mais nada. Todos vão errar e acertar. Por isso, tente não dar bola pro teu coleguinha, não;

2. O professor vai tá de olho no teu conteúdo e na tua segurança sobre isso. Pronto. Teu professor ou tua professora pode ter a cara fechada, fama de braveza, ser meio doido, pode se achar “os caralho”, porém não se esqueçam: os profs não são perfeitos (tão longe disso); já passaram pelas mesmas dificuldades que tu, já foram cobrados, já ficaram nervosos, já tiraram nota baixa, já foram os melhores do grupo... Já fizeram de tudo! Eles podem ter se esquecido disso, mas tu não. O docente aprende muito nesses seminários. Se ele ficar de cara feia, pensa que “cara feia pra mim é fome”, como diz a mamãe. Vá lá e mostra que tu é do caralho e pronto!

3. Mas não se esqueça: estudemostre segurança e confie em ti. Se der branco, pula; errou uma informação e percebeu, se corrija; se ficou nervoso, faça uma piadinha de leve e continue. Respire fundo e continue. Se errar, errou, não é o fim do mundo; pelo contrário, é só o início de muito que virá pela frente.

Enfim, o jovem apresenta seminários (ou outras formas de apresentações orais) para treinar, exercitar o conteúdo, a oralidade; é uma outra maneira de se expressar e demonstrar que entendeu o conteúdo. Cada aula é uma forma de repassar o conteúdo, é um exercício, é um aprendizado pro professor, também; numa aula, o prof erra e acerta. Nos seminários, vocês, alunos liendos, vão errar e acertar. Na vida, a gente erra e acerta.

Se todo esse meu texto ainda não te repassou nada de confiança, pensa assim: “Eu sou mais bonito/bonita que meu professor e a minha turma toda”. Sorria, jogue seu charme e seu conteúdo e dê seu brilho!

Comentários

Postagens mais visitadas