Entrevista com o youtuber Luan Poffo (parte 1)

Uma das atuais opções de diversão é assistir vídeos no site do youtube. É possível encontrar jovens e adultos – às vezes, até crianças – relatando seu cotidiano em vídeos - o chamado “vlog” - disponibilizados através de uma conta nesse mesmo site, o “canal”. Boa parte desses canais tem uma quantidade enorme de visualizações e de inscritos, mas isso exige requisitos, e um deles é a comicidade. Um exemplo é o canal do estudante de jornalismo Luan Poffo de Oliveira, 18, o “Luan Poffo Canal”, com 8.984 inscritos e 387.473 visualizações (até o encerramento deste texto). E mesmo com tantos seguidores, Luan, que veio da pequena cidade de Ibirama (município de Santa Catarina), não acredita que já tenha sucesso. “Apesar de ter uma galera fiel, ainda quero conquistar muito mais. A ideia do canal é legal e muita gente curte, mas eu não vivo um sucesso. Ainda tem muito chão pela frente”, explicou o vlogueiro para o Outras Palavras.
Luan fazia participações no canal de outro youtuber[1] e como gostava muito e achava que era algo que poderia dar certo, criou o seu. “Eu sempre gostei de editar e de apresentar e eu estava entrando na faculdade de jornalismo, o que me influenciou bastante. Eu me divirto de verdade fazendo meu canal, então as pessoas acabam se divertindo também.”, contou. Até um tempo atrás, ele tinha dificuldade para encontrar um tema para os vídeos e ficava muito em cima da hora para produzi-los. Mas agora, com ajuda de amigos – como de Daniel, que faz algumas filmagens com ele -, a coisa muda de figura. “Eu estou ampliando o conteúdo do canal para que não tenha só o humor, porém que traga uma informação a mais, um leque de assuntos maior. Agora tenho diversos assuntos anotados e o que não tá falando é tema”, disse Luan.

Essa reformulação na temática já começou no início do mês passado, quando os brasileiros já demonstravam indignação contra o governo Dilma Rousselff, e Luan Poffo gravou e divulgou um vídeo abordando o impeachment da presidente, contribuindo para um olhar mais crítico ao canal[2]. “Como eu curso jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sinto um peso na minha cabeça dizendo que eu preciso trazer alguma informação, que eu não posso ficar somente na zoeira. E esse vídeo foi uma tentativa de abordar algo mais sério e relevante, com um toque do meu jeito descontraído. E isso acontecerá cada vez mais no canal”, declarou o estudante.
Mesmo sabendo da baixa remuneração do jornalista, Luan a escolheu por se identificar muito com a profissão. “Pode ser que não seja fácil, nem rápido, mas o jornalismo, de um jeito ou de outro, vai me permitir ganhar dinheiro; e há muitas áreas, plataformas, mídias, em que se pode trabalhar. Não é uma medicina, em que se ganha um baita salário, mas eu acredito que se possa ter uma vida bacana, se houver competência”, disse. E um dos motivos que levou Luan a optar pela carreira de jornalista foi a âmbito televisivo. Por produzir vídeos na internet, ele acredita que está mais próximo para, um dia, trabalhar na televisão. “É o que eu curto fazer. E eu já estou com um pezinho nesse mundo. Sempre gostei de atuar em frente à câmera, ou a um público. E o jornalismo com a televisão juntos me proporcionam o envolvimento com esse meio”, esclareceu Luan.
Clique aqui para se inscrever no canal dele e aqui para ler a segunda parte da entrevista!



[1] Pessoas que usam exclusivamente o Youtube para divulgar vídeos
[2] Esse vídeo foi mencionado aqui no blog, na postagem anterior, a “Manifestações: as novas canções de protesto”.

Comentários

Esse blog tem boas indicações de músicas, livros e filmes, e agora ainda indica bons vlogs. Wow.
Gostei bastante dos vídeos do Luan, já sou seguidor.
E ele está certo: o sucesso profissional é consequência da luta incansável de cada um, independente de que área seja.
Sucesso ao blogger Victor e ao vlogger Luan o/

Postagens mais visitadas