Crônica: Sala de aula (9)

 

O segundo semestre de 2023 tem sido marcante pra muitos alunos da Esamaztec; o motivo: as turmas que iniciaram no primeiro semestre do ano passado estão entrando na fase dos estágios. Já me deparei com estudantes emocionados pelo fim das aulas e a ansiedade pra começar a parte prática do curso técnico. Uma dessas turmas é a 3ENFNA22, da qual lecionei Técnicas de Comunicação entre abril/junho de 2022 e que guardo um carinho imenso. 

Ontem (20/12) fui convidado para a confraternização da 3ENFNA22, que foi, ainda, a última aula do professor Lourenço Neto, um grande amigo que conquistei na Esamaztec e o docente que tá com essa galera já há umas três disciplinas. Eu e outros quatro professores vimos que esses alunos não brincam em serviço, pois não só prepararam um banquete (eu comi tanto que nem jantei quando cheguei em casa), como a decoração tava pleníssima, havia karoekê (eu assassinei quatro músicas, detalhe), brincadeiras e jogos de perguntas/respostas sobre as disciplinas; e as perguntas aos professores eram sobre frases marcantes da turma. Deu pra rir e se emocionar.

Para homenagear os professores que passaram pela 3ENFNA22, a aluna Vanessa Cunha leu um texto em forma de poema que descrevia cada um de nós, de uma forma bonita e divertida. Em seguida, o estudante Bernardo Rayol fez um discurso de agradecimento aos profs, em nome da turma. Esse foi um dos instantes que me senti honrado em ser docente, porque foi perceptível o quão gratos esses alunos são por cada profissional que esteve presente na vida acadêmica deles.

Não são todos os estudantes que sabem valorizar o professor, mas a 3ENFNA22 mostrou não somente a gratidão e reconhecimento pelo nosso trabalho, como são pessoas maduras, responsáveis e, assim como nós (professores), erram e acertam a cada dia. Por exemplo, distribuíram frases (grudadas em chocolate Bis) de apoio e incentivo, como a professora Eomilda Alencar faz/fez em sala e ainda relembraram a importância de uma dessas aulas.

Dos professores presentes, o que mais sentiu o baque da despedida foi o Lourenço Neto, pela ligação forte com cada um dos alunos, um vínculo de muito afeto e proximidade. No discurso, ele se segurou, mas não conteve as lágrimas. Nessa hora, eu agradeci ainda mais ser professor, por fazer parte de um corpo docente tão unido e qualificado, pelo amigo tão comprometido que tenho e, sobretudo, pelos alunos dedicados, criativos e cativantes que são a turma 3ENFNA22. As brincadeiras, de uma forma séria, estamparam que é crucial estar atendo às aulas e, acima de tudo, que nós ensinamos e aprendemos junto com vocês. 

Vocês não sabem, queridos da 3ENFNA22, mas tô passando por uma fase bem ruim, e vocês me arrancaram sorrisos longos e sinceros ontem. Foi leve e nostálgico, foi um momento necessário, que valeu a pena pros profs e pra vocês. Muito obrigado pelo convite, pelo imenso carinho de todos. Parabéns pela turma que são, pelo crescimento, pelo aprendizado, pela empatia que construíram, por se respeitarem, por saberem valorizar o nosso trabalho... por serem quem são! Tô orgulhoso demais de vocês! Eu, o Victor Victório (VV), desejo que mostrem todo o potencial de vocês nesse período de estágio e façam sempre um diferencial!

Sucesso sempreee, seus liendos!


3ENFNA23 e alguns dos profs!

Comentários

Joana Célia disse…
Que Texto lindo Professor
E que linda homenagem da Turma
Que Deus os abençoe nessa nova fase em suas vidas sucesso a todos e
Parabéns

Joana Célia disse…
Professor Victor como sempre arrasa sendo sábio e maravilhoso em dividir suas experiências conosco
Abraçossss seu Profe liendo ❤️
Lourenço Neto disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Lourenço Neto disse…
Foi realmente muito emocionante. Parabéns pelo texto Victor, como sempre, você arrasa!

Postagens mais visitadas