Homenagem: Amizade e a reflexão desse sentimento nas nossas canções

O que significa ser amigo? E a amizade? Sinceramente, não sei responder. Eu já acertei muito nessa função, fui parceiro, ouvinte, besta; mas também já errei, sendo distante, orgulhoso e, principalmente, nem sempre aproveitando a presença um do outro como deveria. Assim como se pode se conquistar um amigo em vários lugares ou épocas, como de escola, da vizinhança, do trabalho, da internet, da família, que virou namoro, de infância; também se pode ter pouquíssimos, contados nos dedos. Porém, acho que há uma forma melhor de descrever o que seria uma amizade: com música.
B5, uma extinta banda de pop rock formada por adolescentes do início dos anos 2000, tem uma música com o nome “Amigo”[1]. A divertida canção descreve uma fiel amizade entre dois garotos adolescentes, envolvendo a parceria deles com o futebol, garotas, conversas, desabafos. Inicia-se relatando que o surgimento da amizade de ambos veio na escola e teve como primeiro assunto uma garota: “Jogando bola percebi que você veio/ pra me apontar a mina do terceiro andar”. E eles esclarecem que o simples fato de estarem juntos era o que mais valia a pena nessa relação, “trocando fatos ainda pouco coloridos/ ou simplesmente observando tudo passar” e afirmam que daquele jeito “as coisas tinham mais sentido”. É uma letra simples, chegando a ser meio boba, mas exemplifica a amizade em um dos melhores momentos da vida, que é a infância. (Acompanhe a letra aqui).
A música “Podes crer”[2] da banda de reggae Cidade Negra, no entanto, apresenta um clima mais denso e com uma letra mais reflexiva. Logo no começo, o personagem pede ao amigo que ele conte o que está se passando com ele, pois o outro o conhecia tão bem que era notável que algo o abalava e logo aconselha: “é preciso estar tranquilo/ pra se olhar dentro do espelho/ refletir”. Ele o lembra, também, que estarão juntos não importando onde estiverem, ratificando que esse sentimento “é tão forte quanto o vento quando sopra/ tronco forte que não quebra, não entorta”. Ou seja, é uma letra em que um amigo se dispõe a ouvir o outro, deixando-o à vontade para desabafar, até porque “eu tô falando de amizade”. (Acompanhe a letra aqui).
Nenhuma amizade é perfeita e toda amizade tem a obrigação de ser verdadeira, ou não seria amizade. Os amigos acertam, erram, somem e voltam. Mas cada momento com um amigo deve ser valorizado, deve ser intenso. E eu valorizo, além de outras épocas, o ano da minha 2ª série do ensino fundamental, no Colégio Santo Agostinho, em que o primeiro amigo mais próximo que eu tive foi o Malone Leão (à esquerda, na foto). Foi um período curto da minha infância, porém com boas lembranças de companheirismo. Malone deixou Breves ainda muito cedo. A partir de então, tivemos pouco contato e quem nos reaproximou, anos depois, foram as redes sociais. E, o mais importante, percebíamos que o carinho que tínhamos um pelo outro não mudara.
Malone, Dérick, Eu e Thyago
Malone e eu tivemos, depois dessa reaproximação, apenas um rápido e inesperado encontro num supermercado. Não marcávamos de nos ver porque, creio, pensávamos que uma hora ou outra iriamos nos esbarrar. E ontem à tarde recebi a notícia de que um atropelamento o tirou a vida. A intimidade foi pouca, mas a consideração foi muita e as lembranças da infância eram ainda maiores. Só assim percebi a importância de Malone pra mim, pois ele foi uma das primeiras pessoas que me ensinou um pouco desse sentimento chamado amizade. Se hoje eu aprecio muito o companheirismo, parceira e àqueles que te fazem se sentir bem e querido, sem nenhum tipo de julgamento, foi porque trouxe isso da amizade de infância com Malone.
              Triste por perder uma pessoa querida e por ter convivido tão pouco com ela. Não somente por ela, mas ao perceber que vejo meus amigos com uma frequência parca. Então, antes que seja tarde, valorizemos ao máximo os momentos ao lado de quem amamos, podendo ser um amigo, um parente, vizinho, enfim, porque o amanhã pode nem chegar. Valorize e demonstre, de alguma forma, que essa pessoa é significante pra você. E ao Malone, meu amigo de infância, eu digo: muito obrigado, amigo!




- Obrigado a todos por acompanharem o Outras Palavras. Deixem seus comentários aqui em baixo, se vocês curtiram ou não o texto :) -




[1] GUIMARÃES, Eduardo; GUIMARÃES, Bernardo; GUIMARÃES, Lucas; LOTTI, Leonardo; FELIPE, Luis. “Amigo”, Sony Music, 2002.
[2] FARIAS, Bino; LAZÃO; DA GAMA; GARRIDO, Toni. Podes crer, “Enquanto o mundo gira”, Sony, 2000, faixa .

Comentários

Anônimo disse…
Me emocionei... É como se o texto falasse comigo, dizendo: " Ei...! Acorda...! Volorize enquanto vc pode, valorize aqueles que vc ama...! Enfim, é como um alerta... Na minha concepção.
Amigos que veem a falecer nunca morrem verdadeiramente, pois o melhor deles fica sempre guardado em nossos corações. Assim como amigos que, embora vivos, afastam-se de nós. O que foi passado junto nunca deixará de existir. O convívio e companheirismo podem acabar, mas o que cresceu dentro de nós com aquele amizade é eterno :)
Anônimo disse…
"é tão forte quanto o vento quando sopra
tronco forte que não quebra, não entorta
podes crer, podes crer,
eu tô falando de amizade"


Escrevo esse texto lembrando dos amigos que deixei pra tras quando sai de Breves. Não tem nada melhor do que ter um amigo, que você considere um irmão. Eu dou graças a Deus por poder dizer que tenho um assim.
Essa musica "Podes crer" me emociona bastante e me faz lembrar bastante dos meus amigos.. já até toquei essa musica no violão em homenagem a eles. : )

Enfim... Meu maior medo é a solidão. Mesmo longe espero sempre tê-los no meu coração, só assim a vida se torna suportável. E fico feliz ao saber que na minha idade ainda faço novos amigos.. espero poder cultivar uma amizade contigo Victor Victorio rs...

Abraços mano.
Unknown disse…
O que seria de nós sem os verdadeiros amigos, né Vic? !
Unknown disse…
Nossa,me emocionei ao ler esse texto tão lindo,tenho amigos tão distante de mim,que sempre que posso não deixo de falar, tenho poucos porém verdadeiros,amo meus amigos,eles são importante em minha vida, principalmente você victor almeida,temos uma historia de amizade tão linda e verdadeira, lembro como se fosse hoje, lembro como se fosse nesse exato momento como tudo começou,passamos por dificuldades,por tristezas,mas também por momentos de alegria e muita emoção.sou muito feliz por ser sua amiga irmã postiça,vou lhe carregar em meu coração para sempre,pois uma amizade igual a sua é dificil de encontrar! vamos valorizar quem amamos! Parabéns pelo sucesso.
Vanessa disse…
Que texto mais lindo! Que bela homenagem lindão.
Você falou tudo,não deixe para amanhã. O dia de Amar é hoje.
Que Deus mantenha seu amigo em um bom lugar. E a você,família,amigos força!
Essa música do Cidade Negra se encaixou perfeitamente aqui.
Essa parte.... <3
"é tão forte quanto o vento quando sopra
tronco forte que não quebra, não entorta
podes crer, podes crer,
eu tô falando de amizade

É isso aí. Tudo de bom sempre lindão. ;)

Postagens mais visitadas