Amigo seu é coisa séria (Trecho de AMIGO ESTOU AQUI)

Concordo plenamente com o grupo musical O Teatro Mágico ao iniciar uma de suas canções* afirmando que "nem toda palavra é aquilo que o dicionário diz". “Amizade”, por exemplo, o Aurélio de 2001 define como “sentimento fiel de afeição, estima ou ternura entre pessoas que em geral não são parentes nem amantes, apreço”. Uma definição simples e fria é o que se espera de um dicionário, no qual as palavras são lançadas apenas por satisfazer o desejo de indagação de um leitor em dúvida. O significado está lá. Pronto. Nada mais do que isso. Afinal, por que não pode haver uma certa amizade entre algum parente ou amante? Tudo bem que a facilidade de um amigo se tornar um irmão é irmão é maior a um irmão se tornar amigo; as diferenças se encontram em diferentes contextos. Ou até mesmo os pais tornarem-se amigos dos filhos? Os amantes... Bem, todo amigo gosta de uma sacanagem. Deixar-se, então, como está.

Todavia, há uma palavra nessa definição que foi meramente justa com seu suposto significado: “sentimento fiel”, ou melhor, “fiel”. Fidelidade é o que se espera de pessoas que se consideram amigas. Talvez companheirismo, presença e confiança não seria pedir muito. Não adianta tentar encontrar definição para um sentimento tão enfático e deturpado como esse. “Amigo” é uma palavra forte, e ser um amigo mais ainda, mais difícil do que se imagina. Para uns, a amizade surge naquele primeiro momento, para outros se demora para ser conquistada; alguns são exigentes, outros escolhem a dedo; uns são exagerados, sentimentais, frios, passiveis, virtuais (os virtuais, inclusive são tão presente quanto os pessoais, quem sabe, até mais). Há amigos de todo tipo, em todos os cantos, mas não é em todo canto que se encontra um amigo de verdade.

O amor também é um sentimento bastante deturpado, degradado, as pessoas o proferem com mais intensidade do que a Amizade, e sofrem o dobro por não saber lidar com ele, deixando a amizade de escanteio, como numa brincadeira séria. Uma confusão entre esses dois sentimentos passa a surgir, muitas vezes, no final não resta nenhum dos dois, independente do relacionamento. Com supostas amizades aprende-se a ter algumas dúvidas sobre o amor, assim como também pode se aprender, em determinadas atitudes dos indivíduos, a ter dúvidas sobre o que é uma verdadeira amizade. Da mesma forma que uma pessoa ensina o valor de uma, também a mesma pessoa pode ensinar a desvalorização da mesma.

Afirmo com veemência que tenho amigos, poucos, mas tenho, mais amigas que amigos, alguns melhores amigos – o que não significa dizer que é uma amizade perfeita, pois a perfeição é algo inexistente. Contudo, ainda não sei explicar o que, de fato, é ser um amigo. Tento o máximo ser um, mas como muita gente, o egocentrismo toma conta de uma parte do ser. Não duvido da Amizade, mas das pessoas, que venham fazer esse sentimento algo tão piegas e óbvio. Assim como o amor, pois ambos são sentimentos entrelaçados, estão em companhia recíproca, em lealdade e fidelidade, mesmo que deles se duvide.

Por fim, se as amizades serão eternas, não sei, já que nada é pra sempre, mas elas serão eternas enquanto se de cada houver confiança em cada uma delas , em cada um desses amigos. Os meus, alguns, embora presentes, também estão distantes; e embora estejam por perto, também são ausentes. O mínimo instante que se passa com um amigo (uma madrugada na praia, um almoço descontraído, um trabalho de escola, uma festa surpresa, uma noite no térreo do prédio...) é estrondosamente significativo. Às vezes a amizade é tão necessária, que mesmo que tenha havido um conflito entre uma e ela não possa renascer como outrora, a companhia em si já basta. No entanto, não existe nada mais satisfatório que uma companhia amiga.

Comentários

Unknown disse…
É...amigo é uma coisa seríssima, mesmo. Concordo com o que dissestes e com essa primícia te digo que somos, sim, amigos! Te adoro, Victor Victório!
Yuri disse…
Partindo a PRIMÍCIA de que já havia lido a looong time ago, mantenho o que disse anteriormente. Bem elaborado, e com uma visão sóbria da amizade, que por mais que não venha a ser eterna, certamente vale à pena curtir cada momento dela.
karen Sheila disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
karen Sheila disse…
Profundo,crítico e realista!
Como sempre suas palavras fazem sentido e nos fazem pensar um pouco sobre o que vc aborda, não de uma forma "deturpada" mas de uma visão mas ampla.

Por fim...texto lindo mano!
Texto mt bem escrito, com ideias coerentes e coesas.
A amizade eh algo realmente importante na vida.
Te desejo mt sucesso com seu blog! Um grande abraço
=)
Unknown disse…
Ótimo texto,verdadeiro em cada frase
Parabéns Victor xD

Postagens mais visitadas