Resenha: Além do axé - Música Boa Ao Vivo (programa de TV)

Daniela Mercury, Durval Lelys e Ivete Sangalo foram os músicos convidados do programa “Música Boa Ao vivo” do canal fechado Multishow, comandado pelo cantor Thiaguinho. Essa foi a terceira edição, a qual eu só não havia assistido antes por puro preconceito. Afinal, Thiaguinho, cantor de pagode, como apresentador de um programa com o título “Música Boa”. Incoerente, talvez? Percebi que me enganei, pois o ex-integrante do extinto Exaltassamba não deixou a desejar na função de apresentador, até porque, não sei quanto às outras semanas, mas nesta, ele foi um mero figurante, com momentos em que os próprios convidados o chamavam ao palco para dar continuidade à atração ou eles mesmos diziam para o outro cantar a próxima música.
No entanto, não foi o apresentador (ou a quase ausência dele) que me chamou atenção, não mesmo. Mas o exemplo de bom repertório, agito, talento e presença de palco que foi apresentado pelos três nomes do axé. Pode-se dizer que Daniela Mercury e Ivete Sangalo vão além do gênero baiano, sendo duas grandes intérpretes da música brasileira. Quem esperava que os três fossem se prender no ritmo que embala o carnaval, se enganou; mesmo porque a intenção do “Música Boa Ao Vivo” é fazer mistura nos ritmos musicais com três atrações diferentes. Samba, MPB e Axé foram os estilos tocados pelos três que contagiou o público do Multishow e quem estava em casa.
Ivete Sangalo animou com “Berimbau metalizado”, “Tempo de alegria”, "Se eu não te amasse tanto assim" e “Não precisa mudar”, ao lado de Thiaguinho, que canta uma música com cada convidado. Durval veio com “Não tem lua”, “Porto seguro”, “Dia dos namorados”, “Cansei de duvidar”, com Thiaguinho” e “Bota pra ferver”, junto de Ivete Sangalo. Daniela Mercury trouxe uma mistura de pouca novidade e, ao mesmo tempo, com muita novidade em seu repertório; as conhecidas e batidas “Ilê peróla negra”, “O canto da cidade”, “Amor ao Ilê” e a balada romântica “À primeira vista”, junto com o aprendiz de apresentador, o qual mostrou competência para um dueto com os veteranos sem decepcionar vocalmente.
Mesmo não emplacando com hits há um bom tempo, Daniela Mercury comandou um show com repertório vasto e animação singular. Para não cair na repetição de suas músicas, ela não cansou o público e o telespectador com “Rapunzel”, “Trio Metal” ou “Maimbê Dandá” e corroborou que é uma das mais importantes cantores da MPB e, apesar de não alcançar o timbre de Elis Regina, deu um baile em “O bêbado e o equilibrista” e “Brasil Pandeiro”, dos Novos Baianos, além de improvisar trechos de “Aquarela do Brasil”, do hino nacional, e “O que é, o que é”, com Ivete, também “Metamorfose ambulante”, com Ivete e Durval. Ela e Ivete, na verdade, tiveram um maior destaque durante toda a atração, porque ambas, por si só, já chamam atenção, dentro e fora do palco.
Os três convidados interpretaram as suas canções e as de outros compositores com alegria , talento, empolgação e, o o mais importante, segurança consigo e ao dividir o palco entre eles; apesar do cantor de Durval Lelys, querendo ou não, tenha sido um personagem secundário ao lado de Ivete Sangalo e Daniela Mercury, que, sobretudo esta última, roubaram a cena do “Música Boa”, e ainda assim mantiveram o equilíbrio na apresentação de cada um. Os fãs de axé aproveitaram, da mesma forma os amantes de samba e de MPB. 
Com atraso, mas reservei um espaço para comentar esta edição do "Boa Música Ao Vivo" e pretendo repetir toda quarta-feira. E clicando nos links abaixo, haverá o link do vídeo de todas as músicas do show.

01 Ivete Sangalo - Berimbau Metalizado (Duller / Dória / Miro)/ 02 Durval, Daniela e Ivete - Meia lua inteira (Carlinhos Brown)
03 Daniela Mercury - Ilê Pêrola Negra (Guiguio/ Miltão / Renê Veneno)
04 Dural Lelys - Não tem lua (Durval Lelys)
05 Daniela e Ivete - O que é, o que é? (Gonzaguinha)
06 Durval e Ivete - Bota pra ferver (Durval Lelys)
07 Daniela e Thiaguinho - À primeira vista (Chico César/ Daniela Mercury)
08 Daniela e Ivete - Brasil pandeiro (Novos Baianos)
09 Daniela e Mercury - Por Amor ao Ilê (Guiguio)
10 Ivete e Thiaguinho - Não precisa mudar (Saulo Fernandes)
11 Daniela, Durval e Ivete - Metamorfose ambulante (Raul Seixas)
12 Ivete Sangalo - Se eu não te amasse tanto assim (Herbert Vianna)
13 Durval Lelys - Porto Seguro (Durval)
14 Daniela Mercury - O Bêbado e o Equilibrista (Audir Blanc/ João Basco)
15 Durval e Thiaguinho - Cansei de Duvidar (Durval Lelys)
16 Ivete Sangalo - Tempo de Alegria (Gigi/ Magno Sant’anna/ Filipe Escandurras)
17 Durval Lelys - Dia dos namorados (Durval Lelys)
18 Daniela Mercury - O Canto da Cidade (Daniela Mercury)
19 Daniela e Ivete - Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
20 Daniela, Durval, Ivete e Thiaguinho - Chame gente (Armandinho Macêdo e Moraes Moreira)

Comentários

Anônimo disse…
Concordo com sua análise, sobretudo as apresentações de Ivete e Daniela são exemplares e em especial Daniela; tenho a impressão que ela chega a se conter pra não parecer soberba além do que já lhe é normalmente atribuído. Mas que a mulher é talentosa, é!Nem precisaria, mas só pra citar, comparar Ivete cantando seu axé "Berimbau metalizado" com Daniela cantando e dançando seu axé " Ilê Pérola negra", é covardia!Agora impressionante ver Ivete, estrela, sem estrelismo diante dos seus colegas, isso com muita naturalidade. Emfim, foi bom e foi ao vivo, mas está registrado!

Postagens mais visitadas