Pessoal: Canções para um novo começo

Quando me formei em jornalismo, no final de 2011, nem passava pela minha cabeça tentar, anos mais tarde, uma outra graduação. Eu nem imaginava que toda a novela de trabalhos acadêmicos, provas horripilantes e o famigerado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estariam de volta na minha vida. E a partir de hoje eu farei parte de todo esse universo outra vez, mas o curso em questão será Letras, Língua Portuguesa, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Eu meio que vou começar de novo, porém com mais amadurecimento e com maior certeza do que quero pra mim. É uma nova etapa. Aliás, na nossa música brasileira há vários exemplos que retratam um tema como esse, de recomeço.
 “Tudo novo de novo”, do carioca Paulinho Moska, de álbum homônimo de 2003, é uma das obras nacionais que trazem esse assunto com muita clareza, seja na vida de uma única pessoa ou ao se tratar de um relacionamento afetivo. O autor inicia a letra nos convidando a “começar” e “acordar”, denotando essa nova vida com o verso “hoje tem um sol diferente no céu” ou “vamos mergulhar do alto onde subimos”; ou seja, refazer essa caminhada com mais força de vontade que antes. O penúltimo verso compara esse recomeço com uma música, em que se pede para se criar uma nova canção “nem que seja uma outra versão pra tentar entender que acabou”, afirmando para se fazer bem diferente da primeira vez, já que escolheu viver um novo começo.
A inquietude e preocupação do personagem com o seu presente e o seu futuro e a vontade de tentar uma nova vida estão em “O amanhã” do grupo de rock Detonautas Roque Clube, no álbum “Roque Marciano”, de 2004. No refrão, os compositores Rodrigo Netto, Tico Santa Cruz e Renato Rocha mostram que se for para vir com uma nova atitude que ela realmente valha a pena, e que não faz sentido mentir para si mesmo: “Não vou mudar em vão/ pra que mentir/ se os dias vêm e vão/ e não me vejo aqui”. “O amanhã” tem duas versões diferentes: uma com um rock mais pesado e outra, acústica. E tanto ela quanto a “Tudo novo de novo” já fizeram parte de trilha sonora na Rede Globo. A primeira - assim como outras do Detonautas - esteve em Malhação, mas especificamente na temporada de 2005; e em 2009, uma série tinha como título e tema de abertura a canção de Paulinho Moska, que falava sobre a família brasileira, com um casal que se separava, após anos de casamento, mas ainda se amava e ficavam num vai-e-vem. Era tudo novo de novo.
Alguns sabem que minha aprovação em Letras veio através da minha segunda tentativa no Vestibulinho da UFPA. No ano retrasado eu não consegui a média para passar, mas fui ao estilo de Paulo Coelho e Raul Seixas e tentei outra vez no fim do ano passado. Embora eu tivesse uma autoestima bastante fraca, levei com seriedade a mensagem de “Tente de outra vez”, de 1975[1], tendo “fé em Deus” e “fé na vida”, lembrando que só sendo sincero e desejando profundo para que se possa sacudir o mundo, além de receber apoio de alguns amigos. Aprendi com ela que quando há algo que realmente se almeja, não se pode e nem deve desistir, que a “vitória não está perdida” e tem que ser chato, persistente até alcançar o nosso objetivo, ou o início dele, no meu caso. Comigo deu certo. E eu espero que com você, na hora certa, também dê. Então, nova fase, assim como toda boa canção, seja bem vinda.



[1] “Tente outra vez” foi a primeira faixa do álbum “Novo Aeon”, de 1975.

Comentários

Vanessa disse…
Lindão... amo todos os seus textos. Mas vou te dizer uma coisa, esse foi um dos que mais gostei e que mais me identifiquei. Nada,como as voltas que o mundo dá os recomeços falo assim no sentido de tudo em nossa vida. Fico muito feliz por esta nova fase,o seu novo encontro. Siga enfrente no que sonha e acredita sempre! Você tem uma amiga aqui longe,mas que sempre te apoia que torce muito por você. Te amo! Seja Feliz....Sucesso!
Obs: Amo essas músicas do Detonautas rsrs.
Recomeçar, voltar atrás, trilhar novos caminhos e escrever um novo fim para nossas próprias histórias. Essa eh a beleza da vida, cantar a beleza de ser um eterno aprendiz! Um texto da marca inconfundível Victor Almeida, que fala de música como se fosse uma velha amiga, e de cantores com a intimidade de quem trabalha na indústria musical. Te desejo muita sorte nessa nova jornada. Muita sorte, paciência, inteligência, sabedoria e força pra trilhar esses quatros anos de graduação que, embora passem rápido, exigem muito da gente. Conta sempre comigo pra te incentivar e apoiar a ir cada vez mais longe. Tudo de bom hj e sempre. Abração! o/
animabelem disse…
super amei seu texto vitinho , eu me identifiquei muito , mas diferente de ti , no meu caso eu to terminando um curso , e todas as duvidas e expectativas que eu e a minha familia criaram sobre mim estão começando a pesar . A vida adulta , o primeiro emprego e o famigerado auto sustento , tudo isso da medo , e as mudanças são vista como enormes bixos papão , mas depois desse texto eu vou baixar todas a musicas e seguir em frente <3
Vamos que vamos,meu irmão. Estudar, escrever e ouvir música. Nascemos para isso e este será nossa cruz para toda a eternidade.
Gleice Reis disse…
Parabéns pelo blog, Victor! Adorei! Lerei teus textos de agora em diante. A gente se vê nos encontros do PA ou quem sabe na UFPA, também estou cursando Letras lá. Abraços!

Postagens mais visitadas