Resenha: seja mais critico/ "Notícias de mim" (CD)

Nas minhas redes sociais o que eu mais tenho lido são textos de pessoas reclamando de tudo o que acontece nesse mundão de Deus. Quando o assunto é música, elas criticam os cantores e bandas de sertanejo, forró ou funk, defendendo uma ideia de que eles ganham fortunas fazendo “porcaria”. Tá certo, temos que ser críticos e expressar nossas opiniões, contudo, falar mal apenas por falar não é muito produtivo. Acho que a melhor maneira, além de repudiar os safadões da vida, é dar dicas sobre um álbum ou cantor/ banda/ grupo novo que você conheceu e que tenha um conteúdo considerado “de qualidade”, já que estamos incomodados e queremos que nossos “amigos” ouçam outro tipo de música. O CD novo do cantor Leoni, por exemplo, o “Notícias de mim”, que ele produziu com a ajuda dos fãs, trata, nas suas letras pop, os mais variados assuntos, inclusive do amor.

Quando eu digo “inclusive do amor”, significa que, ao contrário de outros artistas, o relacionamento amoroso não é a temática principal nas 13 faixas de “Notícias de mim”. A canção que mais se aproxima disso é a melódica “Amor real”[1], em parceria com Sérgio Britto, que descreve o sentimento que há entre o personagem e a pessoa amada com seus defeitos e qualidades, suas perfeições e imperfeições, como no trecho:

“Nosso amor é real
Alegria e tristeza
É um grito de carnaval
E o silêncio na hora da mesa
(...)
Nosso amor é real
Delicado e brutal
Como a vida real
Mergulhado no caos
De rotina e surpresas”

“Amor real”, assim como algumas outras músicas do CD, tem os arranjos de Eduardo Souto Netto, que também já emprestou seu talento de mastro e tecladista no acústico de Leoni, em 2005, na canção “Só pro meu prazer”.
Um dos singles do CD é “Amar um pouco mais”[2], composta junto com Frejat, de levada pop e com uma letra que nos atenta para algo pouco valorizado na nossa correria diária e de convivência com o outro: o amor. Para o autor, “tem sempre alguém pra reclamar/ enquanto cruza a vida desatento” ou tem “tanta gente desatenta que cruza a vida reclamando”, e não é uma mentira. Passamos o dia ocupados, cumprindo nossas obrigações, não notando as coisas mais simples que há ao nosso redor e muito menos àqueles que nos querem e nos fazem bem. Nossa ambição e exibicionismo, às vezes, é, infelizmente, maior do que uma demonstração de afeto, e só o que precisamos é aprender a amar um pouco mais, pois

“Quando eu ando pelas ruas
Teu sorriso vem me lembrar
De esperar um pouco menos
E aprender a amar um pouco mais”

Leoni faz críticas sociais e individuais nas demais canções, como em “Glamour” e “Gentileza gera gentileza”[3]. “Glamour”[4],  de autoria com Luciana Fregolente, reprime não só aos que se preocupam mais com a estética, o corpo bonito e sarado para impressionar não exatamente a si, mas aos outros, e àqueles que pensam que trabalhar com glamour e luxo é algo fácil e simples. Em “Gentiliza gera gentiliza”, cujo título é de uma frase popular, censura a todos que vivem com a cara amarrada, sem paciência, descontando nos demais tudo o que lhe acontece de ruim ou confundindo sinceridade com arrogância. Como diz a letra:

“Quem sou eu pra julgar?
É normal que a gente esqueça
Só passei pra lembrar

Que gentiliza gera gentiliza”

Em “Pequeno labirinto[5], parceria com Zélia Duncan, o personagem tem de enfrentar seus conflitos interiores, desafios e tragédias que a vida impõe, porém segue de cabeça erguida apesar das dificuldades (“Feliz da vida, às vezes insisto/ que existe uma saída/ então eu sigo). Enfim, “Notícias de mim”, de Leoni, tem canções de gênero pop, com letras de teor analítico, que nos tocam na ferida e, portanto, fogem da mesmice musical que nos deparamos com frequência. Se você tá cansado de tanto “dar virote”[6] ou “fazer assim (clap!) que eu volto”[7],  então vem “na maldade com vontade, chega e encosta em mim”[8] e eu digo: calma, tá bom, mas não se irrite. Expresse suas ideias, argumente, critique, desabafe, porém, com classe e seja um pouquinho mais tolerante e principalmente mais prático. Compartilhe conosco algo de diferente a se ouvir e deixe os artistas ganhando dinheiro deles com as músicas de letras e arranjos pouco trabalhados e de temática fraca, há quem goste, então tente respeitar isso. Pois como disse o músico paraense Caio Toledo, no seu facebook, eu posso escolher o que ouvir. Aliás, todos nós podemos.  

Clique aqui para baixar as músicas de "Notícias de Mim".




[1] http://www.vagalume.com.br/leoni/amor-real.html
[2] http://www.vagalume.com.br/leoni/amar-um-pouco-mais.html
[3] http://www.vagalume.com.br/leoni/gentileza-gera-gentileza.html
[4] http://www.vagalume.com.br/thalma-de-freitas/glamour.html
[5] https://letras.mus.br/leoni/pequeno-labirinto/
[6] Trecho de “Virote”, interpretada por Wesley Safadão
[7] Trecho de “Escreve aí”, interpretada por Luan Santana
[8] Trecho de “Bang”, interpretada por Anitta.

Comentários

Unknown disse…
Perfeito o artigo acima, Leoni é um compositor de mão cheia. Participei do projeto a minha musica favorita é justamente Amor Real, gosto muito também do pequeno labirinto, e de todo o trabalho :)
Realmente, criticar por criticar é contraprodutivo. O que eh bom para mim é ruim para meu amigo pagodeiro e safadão da vida, e vice-versa. Cada um no seu quadrado e todos seremos felizes - desde que cada um use seus fones de ouvido hehehehe.
E tentar salvar nossos amigos da perdição musical é muito legal também, e com essa postagem de hoje, tenho esperança de que muitos jovens possam ficar tão interessados em ouvir Leoni quanto eu fiquei!

Postagens mais visitadas