Análise: A crise política e polêmico ex-presidente do Brasil

“Terceira liminar volta a suspender posse de Lula como ministro”. Essa foi a manchete que acabei de ler no site da Uol (sim, eu acompanho bastante o site da Uol). Mais um capítulo de uma novela que não chega ao fim: a posse ou não do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. Durante a semana toda, o nome de Lula tem sido doce na boca dos apresentadores de jornais, nos textos impressos ou virtuais, nas rodas de amigos e nas redes sociais, então, é só que se fala. O que eu vejo, principalmente acompanhando o Facebook, é que as pessoas tem interesse no assunto, seja para se indignar com a toda a crise política que o país enfrenta, para defender o governo da presidente Dilma Rousself, para fazer zoeira com a polêmica, reclamar que não aguenta mais ler sobre “política” ou para difamar a mídia, chamando-a de tendenciosa. E pelo que percebo, essa polêmica tá longe de terminar.
O cidadão brasileiro exige, de um jeito ou de outro, direitos e dignidade, que nossos governantes sejam mais honestos, justos e sinceros. Ou melhor, retificando: SEJAM honestos, justos e sinceros. O cidadão brasileiro acha que com o PT fora do poder não haverá mais corrupção. Será? É bom possível que sim. As falcatruas da governo da dona Dilma não foram poucas, e sem ele, talvez as coisas comecem a ter um caminho bem menos conturbado. E nós também almejamos ser bem informados, porém com imparcialidade nas informações, e, repetindo, com honestidade e sinceridade vindo dos meios de comunicações midiáticos. Mesmo que não pareça, nós estamos cada vez mais espertos, mais críticos, ácidos e exigentes. Foi-se o tempo de credibilidade da Rede Globo ou da relevância da Revista Veja. Uns aceitam “de boa” as notícias que elas ou outros meios divulgam, outros discutem, debatem, e outros xingam até onde o cansaço permitir. Tudo o que nós queremos é mais transparência, ou, como diz uma música do Biquini Cavadão, mais verdades.

Ai você pode dizer: “Tava demorando, Victor. Tu tinhas que falar de música!”. E eu digo: “Mas é claro, né, criatura de Deus? É meu assunto favorito, hehe". Na canção “Alguma verdade”, de 2007, da banda de pop rock Biquini Cavadão, o personagem tem sede por verdade, isto é, deseja que àqueles que nos representam em seus cargos políticos sejam menos venais e se culpa pelo seu próprio voto em épocas de eleições (“todos sabem quais são os problemas, já estou tão cansado/ desses caras que não fazem nada, será que eu que sou o culpado?”), que os meios de comunicação sejam mais imparciais e diminuam a exploração de notícias sensacionalistas (“e toda semana um crime novo pra vender anúncio na televisão/ qualquer hora eu acordo e já não tenho mais meu coração”), e que se sente perseguido por tanta mentira e banalização da violência ao seu redor (“encontro meus amigos e é sempre a mesma conversa/ todo mundo está com medo e só eu pareço estar com pressa").
O personagem de “Alguma verdade” sonha com mais pacificidade, com um mundo correto, algo que julgaríamos pura ilusão, de tão pessimistas que somos quando ouvimos os áudios de Lula e de Dilma ou quando lemos notícias sobre a Operação Lava Jato (ou quando se estaciona em duas vagas, fura-se fila, copia trabalhos acadêmicos da internet...). Aliás, ele mesmo se questiona e clama por uma verdade para que prove “que não é um sonhador”, e como ele mesmo diz: “Eu não sei o que fazer pra ver o mundo em paz/ mas garanto que não basta a palavra "Basta" escrita num cartaz". No entanto, os brasileiros estão fazendo mais que isso e em todos os estados do país houve e ainda há manifestações, em alguns, contra ou a favor à presidente Dilma e ao ex-presidente Lula. Enfim, com ou sem impeachment; criticando e zoando ou não com a cobertura do Jornal Nacional, da Rede Globo; manifestando nas ruas ou não, o importante é defender suas ideias e opiniões, estar ciente de que estamos numa fase crucial e seríssima da história do Brasil, que jamais podemos ignorar esse fato, que informação sempre é válida, contato que estejamos atentos e continuemos críticos, buscando uma ou outra fonte a mais e que saibamos bem em quem escolhemos para representar nosso país, afinal, nós temos esse poder e mal percebemos isso. No fim, o que eu quero é o mesmo que você: que nosso país tome logo um rumo que preste. Do jeito que estamos, está triste. Mas ainda tenho boas esperanças. Tenho fé, acima de tudo. 

Referências:
http://www.biquini.com.br/discografia/musica/detalhes/MTM0/so-quem-sonha-acordado-ve-o-sol-nascer/alguma-verdade#.VuyNEOIrLIU

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1751608-terceira-liminar-volta-a-suspender-posse-de-lula-como-ministro.shtml

Comentários

Primeiro texto que leio que não aborda o assunto de modo parcial, militante ou chato.
Parabéns, Victor! Falou sobre a crise política bem articuladamente e soube usar com maestria a música para ilustrar seu pensamento, algo que já é sua marca registrada - e que você tem feito cada vez melhor.
Eu não gosto de gastar meu tempo tratando de política nas redes sociais, pois isso desgasta relações com outras pessoas e não vai mudar em NADA a situação do país. Prefiro me manter bem informado, consultando diversas fontes diferentes, mantendo um low profile quanto ao assunto.
Mais uma vez, parabéns por tratar do assunto, trazendo ao seu blog as atualidades políticas do país.
Quem diria meu caro que tu te aventurarias nesse terreno imbróglio e ardiloso chamado política. Espero ver mais textos nesse gênero, ademais, nosso cenário musical esta mergulhado dentro desse espectro humano, presenteando-nos com obras primas carregadas de um significado. Obrigado por mais um texto. Foste descritivo nas tuas declarações, não dando margem oportunismos dentro do teu discurso.

Postagens mais visitadas