Poemas: Agradeça/ Luz/ Na garupa

Agradeça 

Agradeça pelo gosto amargo que tu provas
Ele te ensinará a saborear o mais doce
Que te faz forte quando a dor te toca 
E te fará a valorizar o ontem e o hoje.

Agradeça pelo ombro amigo mais distante
Do que te abraça no teu primeiro grito
Do que te esquece a quase todo instante
Mas no coração sempre te leva consigo. 

Agradeça pelo espírito leve que te carregas
Por quem te aponta o dedo e te faz firme
Por todos os arranhos que tu superas 
E sorria mesmo nas linhas mais tristes.

Agradeça a quem te realça os defeitos 
Mas nas qualidades te faz sincero
E me perdoe se eu não quero ser perfeito
Nesses quadros que chamo de versos. 

Victor Victório 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luz 

O que está se passando? 
Quem nos representa?
Quem você está amando?
Como você aguenta? 

Obras desperdiçadas pelas futilidades 
Mulheres e crianças, todas à mercê
De agressões e nossas falsidades 
O que há comigo e com você?

Um jogo que ninguém vence 
Todos somos os perdedores 
Aquele que omite o que sente
Não percebe o aroma das flores.

Piadas sem muito sentido 
Que magoam sem querer 
Se você já se sentiu perdido
Sabe o que eu quero dizer. 

Mas não se desanime do mundo
Talvez você possa salvá-lo
Quando no poço escuro bem fundo
A sua luz vai iluminá-lo. 

Victor Victório 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------









Na garupa
(Poema em homenagem ao Tita Gama, meu pai, pelo seu aniversário e por todos os seus dias de vida. A seguir, minha amiga Cris Freitas dando musicalidade ao poema. É só dar o PLAY!) 

Me leve pra sair com você 
Pra te acompanhar no trabalho 
Uma cerveja pra espairecer 
Ao som de Raul e Zé Ramalho.

De futebol eu não entendo nada
Mulherengo eu também não sou
Não sou bom em contar piadas
Mas eu puxei o seu bom humor.

Vou grudar na garupa da sua moto
Pra eu não me perder de você 
Peça uma folga ou não mais eu volto
Tem muitos primos pra eu conhecer.

As ruas te desenrolam a vida
Na estrada você já está em casa 
Não tem quem não conheça o Tita
O vendedor de histórias hilárias.

Pai, não se arrisque, não
O que faríamos nós 
Sem a sua alegria?

Pai, não demore, não 
Queríamos todos nós 
Ver você todo dia!

Victor Victório 


Clique aqui e ouça CRIS FREITAS cantando NA GARUPA. 

Comentários

Tatiane AAC disse…
Que lindo! Esse é o meu primo. 😙
Unknown disse…
Confesso que não sou muito chegada em versos. Mas os seus, ah, os seus eu amo todos. Muito bom bb
Unknown disse…
Emocionei!��
Homenagem linda.
Parabéns, Vitinho! ��
Por mais que eu tbm não seja mt chegado em poemas, os seus são carregados de lirismo e significado.
Me identifiquei muito com Agradeça. A gratidão é um sentimento puro que nos conecta ao próximo e ao que há de mais sagrado no Universo!

Postagens mais visitadas