Crônica: O Sarau (da Escola Augusto Meira)


revisão textual
Marina Beatrice

    A Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Meira realizou hoje, 12/09, o I CEARTE: Cultura Jovem, em forma de sarau, e eu, Victor Victório, fui o escritor convidado (vejam como eu tô podendo!), por intermédio do Flávio Rocha, meu amigo e professor de Matemática da escola. Fiquei felicíssimo ao receber o convite, mais ainda por ter participado, aprendido muito com os alunos, professores e ter a chance de divulgar o Inseparáveis e meus poemas - que distribuí aos alunos. A arte é uma forma que aproxima a todos, das maneiras mais diversas e misteriosas. O sarau foi uma prova disso.

A diretora Catarina Labouré introduziu o sarau e o professor Fernando Rocha, aniversariante de hoje, foi o mediador. A professora Cleide respondia O que é poesia? citando Mario Quintana, Augusto dos Anjos e outros grandes poetas; a professora Edna Lemos viajava na eloquência ao explanar sobre música e dança, encerrando com Dia Branco, do Geraldo Azevedo, porém o que me surpreendeu e alegrou foi a capacidade poética e musical de alguns alunos. Roge Weslen, do 1º ano, que também está no berço, por exemplo, lançou, junto com outros poetas brasileiros, o livro Derivantes Delirantes, resultado de uma página do facebook. A criação dele é voraz, objetiva e das mais contemporâneas. Um dos poemas dele está no finalzinho dessa crônica. Outra aluna que leu um de seus poemas foi Yane, do 1º ano, e tocou Na sua estante, da Pitty. Vocês já devem imaginar o quão eu estava empolgado, né?  

No sarau, tive a oportunidade de contar um pouco de como publiquei o Inseparáveis e ouvir na voz dos estudantes dois dos meus poemas: Chore e Escrevo. Respondi algumas perguntas do professor Fernando  - me veio uma nostalgia ao lembrar que escrevi meu primeiro poema quando eu ainda morava em Breves, no Ensino Médio, e a partir daí vieram os versos mais bobos de um adolescente apaixonado - e me embebedei de conhecimento artístico com profissionais da área da educação que mal conheço, mas já admiro e me inspiro pra caramba. O interesse dos estudantes pela poesia também me instigou a escrever mais e mais. A arte de educar está arranhada no meu corpo, tô percebendo isso aos poucos. E no fim, alguns alunos vieram sorridentes até mim com um único intuito: pedir um autógrafo.

- Você poderia nos dar um autógrafo? - perguntou Júlia, uma aluna do 1º ano que também está aniversariando hoje, segurando o papel com os meus dois poemas. – Nós adoramos os teus poemas e queríamos que você autografasse aqui pra gente.
Não foi a primeira vez que divulguei meu trabalho em uma escola. Na Escola Manuela Freitas ministrei oficinas e palestras, acho até que eles já estão cansados da minha belíssima cara. Assim como na Augusto Meira, tive uma recepção calorosa e revigorante; e esse reconhecimento é o que me move nas minhas criações, sejam contos, poemas ou outros gêneros textuais. Espero que esses jovens alunos cresçam e espalhem toda a sua bagagem cultural a esse mundo tão necessitado. E agradeço ao meu amigo Flávio, mais uma vez, pelo convite pra participar do I CEARTE. Foi um presentaço! 


“à m.
Lembrando seus delírios,
Já separados, satisfeitos e
Distantes, algum vento
Fala do que um dia foi alegria
Em nós, e você diz convicta
Pensando em novas ilusões
Que coisa brega essa de
Amo correspondido”


Roge Weslen

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO AÍ EM BAIXO, GATÍSSIMO :)

Comentários

Thyago Santos disse…
Incrivel Victor! parabéns!

Fico feliz em ver essas noticias de escolas que incentivam os alunos a fazerem sarais, ler poesias, apreciar musicas. tudo isso é muito importante para esses jovens.
Anônimo disse…
Estou tão encantada com esse relato! Que vc tenha mais e mais experiências como essa de compartilhamento de alegria, poesia e conhecimento nas escolas. Um abraço da tua amiga gatíssima.
Marina.
Lembro daquele jovem recém-formado, cabisbaixo e desanimado que buscava um rumo pra vida profissional. E agora vejo você grande, sendo conhecido e reconhecido por seu trabalho acadêmico e profissional no mundo da educação, letras e artes.
Sabe a alegria q eu sinto vendo essa carinha de felicidade estampada nas fotos?
Me sinto mt contente em te ver se realizando assim, Victão. Tudo de bom pra vc, tudo de bom pra nós! :)
Unknown disse…
MEU DEUS! EU ESTAVA ESTUDANDO LA E NAO PARTICIPEI. SE SOUBESSE QUE ERA VOCÊ EU TINHA IDO. ADORO O SEU LIVRO. MEU DEUS PERDI UMA OPORTUNIDADE

Postagens mais visitadas