Crônica: IFNOPAP 25/ 2 ANOS

“Meu filho, desculpe ligar para você em pleno almoço de sábado, mas eu, além de sua professora de Literatura, sou coordenadora do IFNOPAP e gostaria de saber se você quer ser meu bolsista”, convidou-me, em setembro de 2016, a professora Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões, mais nome do que gente. Confesso que conhecia pouco sobre o Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense – Campus Flutuante, assim como também não supunha o quão eu me transformaria ao integrar a esse projeto. Isso eu devo a algumas criaturas que encontro por lá.

Prof Léia, Sooorro Simões, Natasha e eu. 
Denis Souza, o primeiro bolsista que conheci, às vezes é sem noção, mas também merece um respeito: não tem vergonha de encarar o mundo, enfrenta e pisa na cara das dificuldades. Ao contrário dele, o Fernando Pinheiro é mais de boas, saca? Tem um papo tranquilo, é prestativo, mas também apronta. Já deu uns PTs, xim xim... Elisa Guimarães até pensou que ele fosse gay. Ah, a Elisa! Pense numa pequena admirável! Como uma doida dessas, toda encaralhada, se mata de estudar pra concurso público com a vista toda fodida?! E foi aprovada! Ora, se manque! Um orgulho! Estar ao lado dela é espantar a tristeza e ter umas aulas de vida. Outra guerreira é a Natasha Queiroz. Um mulherão! Uma deusa! A gente se encanta fácil! Natasha tem uma história de vida que nos ensina a viver! Além de amiga, é uma mãezona! Falando em mãe, a professora Leía Padilha nos conforta só em perguntar “Você já comeu? Tá tudo bem?”, e nos acalma com as conversas, com o carinho... Ela é o braço direito da professora Socorro e também uma referência de ser humano!

Confraternização: Rani, Silvia, Denis, Lucas, Fernando, Léo, Sara, Tassi, eu,
Jess, Gabryel, Pâmela, Elisa, Léia e Socorro Simões. 
A professora Léia foi bolsista do IFNOPAP anos atrás, já participou e continua à frente de vários dos nossos eventos. Mas ela não vai sozinha. Lucas Alves, o filho dela, vai e trabalha junto! Nesse ano, ele a substituiu e foi um dos responsáveis pela organização do evento, sobretudo em Belém. Um futuro fisioterapeuta afetuosamente incrível - já é - que eu tive o prazer de conhecer. Ele tá há tempos, e quem entrou recentemente foi o Gabryel Lima, um hetero que adora me chamar de POC. Esse arrombado consegue me ganhar, mesmo com umas brincadeiras pesadas; tá aprendendo agora a importância do IFNOPAP nas nossas vidas e no curso que escolher, sei que o arcabouço teórico dele vai ajudá-lo. Além do Gabryel, Pâmela Raíssa também é nova no projeto e já encarou a loucura de se criar uma programação e o evento em si! Aliás, Pâmela, Gabryel e Lucas sentiram as pernas tremerem de tão atarefados que estavam. E os gatíssimos Sara Mendes e Raniery Oliveira também penaram um bocado...

Silvia, Léo, Jess, Tassi e eu.
Quem sai das lágrimas pra um sorriso? Quem se olha no espelho e diz: “Eu sou muito gata!” ou “O Fernando (Pinheiro) tem sorte de me namorar!”? Silvia Castro e eu nos conhecemos antes de nos tornamos bolsistas do projeto, mas foi nessa sala que consolidamos a amizade e mais parecíamos dois namorados – porém somos dois irmãos! Devo tanto à energia e à autoestima da Silvia... Ela é a doidera em pessoa, já a Tassiane dos Santos, a dupla dela, é bem o oposto. Tassi tem um fascínio por lhamas, pela série Doctor Who, por querer o nosso melhor, confiar e acreditar no nosso melhor e é, acima de tudo, uma professora. Porque ela nos ensina o tempo todo. Ela é meu abrigo, meu aconchego. Uma vida rara. Uma amiga indizível. E meu abraço mais bonito. Quem também me ensina é a Jéssica Katarina (o outroeu da Tassi), que eu arrastei comigo pro IFNOPAP. Jess – em outra vida já deve ter sido um gato, com certeza – é um aprendizado, uma lição, é a nossa reflexão. Já falhei com a Jess algumas vezes, e em outras vezes sou/ dou o meu melhor. Embora ela diga que nunca teve amigos, é quem  muito me ensina o valor de uma amizade a cada conversa, cada brincadeira, a cada desabafo que temos - e ainda teremos muitos! Jess é preciosa; é necessária, é inspiradora. E tem o Leonardo Monteiro, nosso turismólogo. Até hoje não sei dizer o que eu sinto ou o que esse ridículo representa/ significa pra mim (é meio louco, intenso). A gente mal se conheceu, no final de 2016, e já demos um toque diferente, especial pra essa amizade. Vai ser repetitivo, mas o Léo, esse garoto insuportável, me ensina, me incentiva, me alegra, me renova e, às vezes, até me confunde. Talvez ele tenha surgido pra eu me conhecer melhor, pra ser um outro lado meu ou porque tinha de surgir. Deus sabia o que tava fazendo quando o colocou no meu caminho. Eu não sei... Ironicamente falando, eu te odeio, garoto!

Sala do IFNOPAP
Com eles, entendi o que significa empatia. Aprendi a ser mais generoso, menos preconceituoso, mais otimista, mais livre e mais feliz. Aprendi a me entender, a me aceitar... O certo é que com essa mistura de bolsistas e ex-bolsistas eu cresci, amadureci, criei responsabilidades, me alegrei, me estressei... Vivi. Mas isso só foi possível graças à professora Socorro Simões. Uma mulher cheia de classe - o lenço no pescoço e o chapéu de palha são puro charme - de paciência, de ternura, que nos proporciona conhecimento e nos dá a chance de “viver entre rios e florestas”, de nos tornar a família dela. Um exemplo de mulher. Um alguém que todos deveriam conhecer, conviver e, sem dúvida, ouvir suas histórias sobre o IFNOPAP, sobre a vida... O meu ciclo nesses dois anos como bolsista está se fechando. Mas o vínculo? Jamais. Até porque sou um filho de Socorro Simões, um ifnopapiano, e, claro, “temos muito a ser feito, com um evento batendo na porta para organizar...”.

NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR AÍ EM BAIXO E DIVULGAR O BLOG, GATÍSSIMOS! =)

Comentários

Unknown disse…
Chorando com esse texto. Victor, tu és um luz.
Um grande amigo e irmão que a vida me deu, acredito muito no poder da nossa amizade e no quanto tu me transformou e me ajuda todos os dias.
Obrigada por toda essa parceria de sempre. #silvictor
Tassiane Santos disse…
Incrível como tu conseguiu descrever cada um bem direitinho. Como se a nossa essência estivesse aí. Adorei o texto e agradeço muito por ter feito parte dessa família IFNOPAP <3
Lucas Alves disse…
Aaaaaaaa que homem maravilhoso! 😍
Como meu outro eu já disse, eu endosso... Esse projeto foi muito mais que isso, eu como a prof. também não tenho um contato muito bom com minha família de sangue, e chegar no IFNOPAP foi como chegar em casa. Me senti acolhida, amada, respeitada e (eu acho que foi isso, não sei, nunca passei por isso antes) valorizada.
Obrigada a todos, em especial ao Victor que me chamou pra participar desse projeto (o fato de eu segui-lo até lá todos os dias não influenciou em nada) e a professora Socorro Simões, minha mãezinha acadêmica, quando cheguei nessa universidade nunca imaginei que poderia conhecer uma pessoa tão incrível, academicamente (lates de 52 páginas, cof cof), e como ser humano, muito diferente dos outros professores que topamos nessa universidade.
Obrigada, vocês me fizeram descobrir que a vida também é boa.
Unknown disse…
Pq fazes isso com a gente, Victor Victorio!? as lágrimas não estão me deixando escrever...apesar da tua grande generosidade ao falar de mimzinha, eis a essência de cada um ifnopapiano. Quanta sensibilidade, meu querido amigo! vc certamente capta o melhor de nós e é uma honraria poder te ter como amigo. Te amo, Victor Victorio, meu amigo!
Unknown disse…
Aaaah que ódio. Eu odeio quando tu me faz chorar aahaha e tu sendo incrível como sempre.
Unknown disse…
Victor, só consigo chorar!Que texto!!! Nossas almas estão nele! Amo todos vcs!!!
Depois de tantos comentários de puro amor, luz, amizade e gratidão, não posso acrescentar mais nada. Somente posso dizer que sou Grato ao Senhor por ter te dado essa oportunidade. Ver seu crescimento como profissional e pessoa e, acima de tudo, ver sua felicidade, me faz transbordar de alegria e satisfação. Parabéns por tudo que vc viveu nesse projeto, com essas pessoas maravilhosas. Certeza que vc tbm iluminou muito a vida de cada um que trabalhou com vc, assim como vc o faz na vida de cada um que cruza seu caminho. Forte abraço, seja cada vez mais feliz, hj e sempre! Vc merece, estou sempre torcendo muito por vc!

Postagens mais visitadas