Entrevista com o youtuber Bruno Miranda (Bubarim) (parte 1)

“Minha estante” e “Bubarim” são os dois canais de vídeos de Bruno Miranda, 18, de Içara/ SC, sendo que o primeiro trata de resenhas de livros e o segundo traz esquetes cômicas do cotidiano, os quais já conquistaram um número vasto de inscritos cada um: 133.079 e 87.684, respectivamente (até o fechamento desse post). O “Minha Estante”, no entanto, começou em 2010 no formato de blog porque ele havia iniciado o hábito da leitura e não tinha com quem dialogar sobre. Os vídeos só surgiram em 2011, como um conteúdo extra para o blog e Bruno contou, em entrevista para o Outras Palavras, que “foi muito legal ver que com o tempo muitas pessoas começaram a ler mais por causa dos vídeos!”.
De todos os variados livros que Bruno já resenhou no blog ou no canal, ele tem um preferido: “A resposta”, de Kathryn Stockett. “Até hoje, ‘A Resposta’ foi meu favorito. Eu não imaginava que ia gostar tanto principalmente porque se passa nos anos 1960 e nunca curti tanto os livros que não ocorrem nos tempos atuais. Por algum motivo, nunca fiz resenha desse livro no canal, mas já falei dele várias vezes em vídeos diferentes”, explicou. Mas o vlogueiro decidiu deixar o “Minha Estante” de lado para dar mais espaço para o seu atual canal, que tem o humor irônico como uma sacada principal: o “Bubarim”. “Meio que bateu um desespero de ter que falar só sobre livros para sempre, então comecei o Bubarim”, justificou.

Sobre sua vida como vlogueiro, Bruno optou por não falar mais nenhum tipo palavrão em seus vídeos e descartou temas “muuuito” polêmicos. “Uma vez, eu estava em uma loja e um pai veio com a filha que tinha uns nove anos e me assistia. Então, eu não digo nada que não diria pessoalmente pra uma menina de nove anos, haha. Mas é legal que, mesmo assim, o vídeo atinja todos os públicos; muita gente me diz que assiste aos vídeos com a vó, os pais...”, disse o youtuber. Ele acredita, inclusive, ter se encontrado profissionalmente como um produtor de conteúdo de vídeos: “Amo o que eu faço e quero crescer bastante daqui pra frente, tanto dentro do Youtube quanto fora”.
Além de vlogueiro literário, Bruno também está escrevendo um livro que será lançado pela Editora Planeta do Brasil, no primeiro semestre de 2016. Entre o Bruno leitor e o Bruno escritor não há muita diferença, mas ele acredita que o seu “eu” leitor ajudou o outro: “Se eu não lesse, provavelmente estaria bem perdido na hora da escrita. Não vejo diferença entre um e outro, na verdade. O que não gosto nos livros que leio também não quero colocar no meu. Quanto mais a gente lê, mais crítico fica, então a leitura me ajudou muito a ser mais crítico e a escrever melhor”.

Clique aqui para ler a segunda parte da entrevista! 

Comentários

Como fã de literatura, fiquei feliz em conhecer mais essa ótima sugestão de vlog que você nos traz.
E gostei também de conhecer o vlogueiro Bruno, realmente um bom leitor tem muito potencial para ser um bom escritor. Quanto mais lemos, mais críticos ficamos, de fato. E você, quanto mais escreve em seu blog, melhor fica.
Abraços o/

Postagens mais visitadas