Resenha: As 5 de Leoni

revisão textual
Tassiane Santos

Foi difícil escolher 5 canções do Cazuza no último post. Agora, a dificuldade vem da mesma forma. A diferença é que há umas duas ou três resenhas sobre a obra do Leoni aqui no blog[1], até uma entrevista com ele, de 2017. Nesse período de isolamento social (e, no meu caso, lutos), ele tem sido um dos artistas que mais tem me alegrado com as lives. Já foram mais de 4, até agora, por aí... Mas sim, gatíssimos, bora pras 5 de Leoni:

5 – Amar um pouco mais – em parceria com Frejat, no álbum Notícias de mim de 2015, é dessas 5 a mais animada. Numa levada pop rock, a letra valoriza a simplicidade da vida, e de acordo com o que Leoni explicou na live do último dia 20[2], em que a gente não percebe que a vida é maravilhosa, a gente tá sempre querendo algo a mais e às vezes falta prestar atenção na vida. Amar um pouco mais traz uma linguagem rebuscada, como muitas canções de Leoni; além da crítica à parca gratidão que o indivíduo tem no que a vida nos oferece: Nos sinais/ nos bares e nos templos/ tem sempre alguém pra reclamar/ enquanto cruza a vida, desatento. Frejat e Leoni compuseram para o filme Intimidade entre estranhos, mas nem foi pra trilha. O ex-Barão Vermelho regravou Amar um pouco mais recentemente e divulgou em todas as plataformas digitais, no álbum Ao Redor do Precipício. Vale ressaltar que Notícias de Mim vem com muita crítica social. Tá disponível no Spotify, gatíssimos. É só ir lá e dá-lhe no playClique aqui para assistir ao clipe da canção.

4 – Do teu lado – Leoni a compôs em 2005, num período em que, como contou na live do dia 23 de março[3], esteve pouco presente em casa em decorrência dos inúmeros shows que fazia: Escrevi essa canção pra deixar em casa, pra quem eu estava mantendo distância, que foi a família, foi a Luciana (Fregolente), esposa do cantor. Isto é, momento em que ele não estava “ao lado” de quem gostaria. Do teu lado também foi criada por Rodrigo Maranhão[4] e está no álbum A Noite Perfeita, de 2010. O início dela arremeta uma sensação de solidão com o som do cello - instrumento de corda – e, como outras canções dele, é repleta de metáforas, como na estrofe: Canção pra andar do teu lado/ em toda e qualquer cidade/ pra te cobrir de sorrisos quando eu chorar de saudade. Nesses dias de confinamento, pra quem tá longe de quem se ama, Do teu lado é uma canção pra te fazer companhia/ pra segurar tua mão/não te deixar sozinhaClique aqui e assista ao clipe da canção
   
3 – Soneto do teu corpo – é, maaano, a canção mais sacana de todas! A quantidade rica de metáforas só mostra o quão inteligente ela é. Porque, em suma, fala de sexo. “Simples” assim. Pra quem não sabe, soneto é o tipo de poema com exatos 14 versos, sendo que 2 são quartetos (estrofe de 4 versos) e 2 são tercetos (estrofes de 3 versos). A letra começa com uma promessa do narrador: Juro beijar teu corpo sem descanso, e assim ele descreve o beijo por todo o corpo da pessoa. Eu, na minha mente nada pura, imagino muita obscenidade: Beijo teus pés, me perco entre teus dedos/ luzes ao norte, pernas são estradas, onde meus lábios correm a madrugada... Leoni compôs Soneto do teu corpo junto com Paulinho Moska, no Outro Futuro, de 2006. Entrou no repertório da live do dia 23 de março, em que Leoni cantou com o filho, Antônio Leoni. Fui à loucura? Lógico que sim, queridos! Clique aqui e assista ao clipe da canção.
   
2 – Quem, além de você? – foi outra da live que eu fiquei doooido quando Leoni anunciou. Também de Outro Futuro, Quem, além de você? foi feita em homenagem à esposa, como explicou no vídeo do dia 23. Tão emocional como eu acho jamais ter ousado. Foi composta em Caraguatatuba, em um dia de ócio, véspera de um show, depois de ouvir toneladas de Damien Rice. Cordas maravilhosas que me provocam arrepios toda vez que ouço, explicou o autor, no encarte do CD. Quem, além de você? tem uma melodia triste até o refrão, em que o personagem pergunta num tom enfático: Quem vai te abraçar?/ Me fala quem vai te socorrer/ quando chover e acabar a luz/ pra quem você vai correr?/ E quem vai me levar/ entre as estrelas, quem vai fazer/ toda manhã me cobrir de luz/ quem, além de você? Clique aqui e assista ao clipe da canção.

1 – Os outros – é de 1985, do Educação Sentimental, o segundo disco do Kid Abelha. Uma balada pop, Os outros tem o eu-lírico feminino, em que a moça demonstra claramente ainda gostar do, aparentemente, ex-namorado, embora não estejam mais juntos. O romance marcou a vida da personagem, que frisa: A minha vida continua/ mas é certo que eu seria sempre sua/ quem pode me entender?/ Depois de você/ os outros são os outros e só. Em 2005, Leoni a gravou no CD/ DVD Ao vivo, trabalho que me apresentou ao cantor. Nele, Os outros é interpretada no violão, mais intimista, romântica. Incrível como eu fico meio lesado cada vez que a ouço, seja na versão do Kid ou do Leoni, mas principalmente na versão dele. A canção pouco representa o que já vivi: já fiquei com alguns (ou muitos) garotos, e de alguns até já gostei bastante, porém nunca namorei nenhum – apenas (2) garotas e há aaanos. A leveza de Os outros, a forma de como se declara a alguém que não tá mais junto... Sei lá, mano, só sei que o dia que eu encontrar alguém que eu goste pra caramba e se esse sentimento for recíproco, vou dizer: Depois de você, os outros são os outros e sóClique aqui e assista ao clipe da canção.



[1] Canção pra quando você voltar, uma das que mais amo, está na resenha 5 Canções Nacionais sobre Amizade
2 Acesse o canal de Leoni, no youtube, e confira a live.
[3] Acesse o canal de Leoni, no youtube, e confira a live.
[4] Cantou Eu tô falando de amor, em 2005, com Leoni.


Comentários

Se Soneto do Teu Corpo e Os Outros não estivessem nessa lista, eu saberia que era escrito por um alienígena farsante ou por alguém usando Poção Polissuco.
São músicas lindas que me remetem imediatamente a vc e ao nosso começo de amizade - sem falar em All Star e Beijos, Blues e Poesia, heheheheh - canções q já embalaram meus momentos de love hehehe.
Sempre talentoso, pertinente, objetivo e poético - esse é o estilo de escrita do meu friend.
Abraçoooo Victão!!!

Postagens mais visitadas