Vícios musicais de 2022: "O Redator" (banda Zimbra)


“O Redator”
, da banda de pop rock Zimbra, me traz uma sensação nostálgica, quase que um puxão de orelha (e eu tenho um orelhão!). Como o próprio nome já remete, é uma canção cujo personagem é um escritor e a pessoa a quem se refere parece não entender muito bem ou não se importa tanto com a sua arte; ou, também, uma reflexão do personagem sobre sua profissão nesse meio. “O Redator” é como um estalo para mim, já que desde que comecei a lecionar, isto é, a trabalhar eu não tive mais tempo para escrever meus contos/ crônicas. Ela me serve, então, como uma cobrança:

Tá tudo bem com você?
Faz tempo que você não escreve
Eu sinto tanta falta de ler
Seus textos fabricados em série
Escreva alguma coisa, por favor, meu bem
E lembra de assinar no fim da folha.

Lançada em 2016, no álbum “Azul”, “O Redator” é de Rafael Costa, o vocalista da banda, e não deixa de ser uma reflexão do personagem no ofício voltado à escrita. Lidar com a obrigação em ter que escrever quando não há boas ideias – sim, porque, para mim, não exista a famigerada “inspiração” -, deixar passar essas boas ideias, sendo que nem todos irão compreender como o autor pensa, o que ele pretende com suas “linhas” e suas “histórias”... Ou seja, eu vejo em “O Redator” o prazer e a angústia em ser artista da escrita.

Eu, por exemplo, sinto uma puta vontade de escrever meus contos, porém não tenho mais coragem para criar personagens, ambientes e descrições, isto é, criar outras vidas nesse pouco meu tempo livre que tive exigiria bastante de mim - a vontade que eu tenho é só de me jogar na minha rede e dormir. Escrever exige mais do que se imagina, pois preciso de uma dedicação, um tempo vasto que eu não tenho agora. E isso é sufocante, até porque, como diz o refrão da canção do Zimbra:



Evito de ter que pensar
Que as melhores frases se foram
E não voltarão pro lugar
Pro mesmo rascunho que entrega
Milhares das informações
Que nem todo mundo se apega.

 

Toda vez que eu ouço “O Redator”, eu penso: “Mas, sim, Victório, quando é que tu vais escrever de novo, seu fresco?!”. Por isso, decidi escrever novas resenhas de músicas, ainda que ninguém vá ler, porque tudo o que eu quero agora é matar um pouco a minha vontade de escrever (até rimou!). Enquanto eu estiver de recesso/ sem lecionar, vocês terão textos novos do Victório nesse blog já tão abandonado, coitado! “O Redator” foi uma das canções que mais me viciei em 2022, logo, ainda nesta semana vocês terão outras resenhas sobre esses meus vícios musicais por aqui!

Até mais, seus lieeeendos!

Comentários

Anônimo disse…
Sempre terá sentido aquilo que fazemos de coração.

Postagens mais visitadas