Resenha musical: 4 canções da banda Hotelo ♪

 

Não sei vocês, mas eu curto, também, canções com linguagem mais coloquial, espontânea. A banda Hotelo tem músicas pop rock nessa pegada, com muita sensibilidade e personalidade; mas eu, devo admitir, não conheço taaaantas dela. Ainda assim, decidi compartilhar um pouquinho das que eu mais ouço/ curto:


Capa do álbum "Início, meio e fim" (2021)
- Banda Hotelo


1.   
“Eu te...” foi a primeira da banda Holelo que conheci, há algum tempo. O que me chamou atenção nela? O uso dos palavrões “foder” e “porra” que o eu-lírico usa para se declarar à pessoa amada. “Hoje eu percebi que já ‘fudeu’/ eu gosto de você, você já percebeu” e “Porra, vá se ‘fuder’/ eu nunca amei alguém como você” são alguns dos versos que essa balada romântica solta para mostrar todo o amor que há no personagem. Ainda há isso: é uma balada, um som pop, suave, não é rock, loucura e gritaria, não, mano! O “cara” de “Eu te...” tem dificuldades pra dizer um “Eu te amo”, mas consegue: depois de um desabafo num tom falado, grita o tão esperado “Eu te aaaamo”.

2.   “Esperei tempo demais” não tem palavrão, porém há muita revolta e impaciência. A letra descreve o jovem que não aceita seguir um modelo de vida como os que ditam em redes sociais ou as cobranças que os outros nos fazem à medida que crescemos. Ganhar bem, comprar um carro, o emprego perfeito, se exibir nas postagens... Muitas vezes, a gente se preocupa em atingir um padrão de vida e não seguir o nosso próprio sonho. Na verdade, “Esperei tempo demais” vai além disso, com um pop rock que me lembra “Nem tudo o que eu quiser”, da banda US.4, da trilha de Malhação 2004. Não sabe qual é? Não conhece nenhuma das duas canções? Então pesquisa aê que é muito firme!

3.   “A nossa história” é a romântica desta lista. Era de se esperar que viria uma assim, né? E eu tenho uma fixação com canções de término de namoro, do cara que ainda gosta da garota, que ainda acredita numa reconciliação... A letra de “A nossa história” é nessa “vibe”. O personagem que tá na fossa ainda crê que um dia eles voltarão a se dar bem: “Eu e você, a nossa história reescrever”. Até mesmo a mãe do eu-lírico sente falta da nora e pergunta por ela, o que feu eu sentir mais pena do coitado. A canção, no entanto, não tem nada de lenta: é um pop leve (como diria o Spotify), mas se tu não tens ex, agora vais pensar que tens ou, pelo menos, ficar com pena do narrador-personagem.

4.    Vocês gostam de lavar louça, seus liendos? Eu não vejo problema nenhum, ouvindo música, então... E a banda Hotelo criou “Lavando louça” e um clipe desta em que vários artistas do meio musical simplesmente estão... lavando louça. O personagem, ao contrário de mim, não acha que lavar louça é relaxante, muito menos quando o restante da casa deixa essa missão toda só pra uma indivíduo. A raiva é tanta que ele decide “nunca mais dar uma festa: "Eu já cansei disso tudo/ Lá fora o dia tá bonito e geral foi se divertir/ e eu aqui lavando louça". É mais divertido iniciar a tarefa de casa ouvindo tal canção da banda Hotelo. Te juro, mano! Sem sacanagem! 

  

Link das canções acima no Spotify:

1.                 Eu te... - https://open.spotify.com/intl-pt/track/6UMZyv4gc0umVnIjDpfPzR

2.                 Esperei tempo demais - https://open.spotify.com/intl-pt/track/0mbFTgXWobfE46EP4vW4Y4

3.                 A nossa história - https://open.spotify.com/intl-pt/track/1iMaMKpJ4wWfxzWYnIQb3e

4.                 Lavando louça - https://open.spotify.com/intl-pt/track/0vmU854soAZZG46plR6ybL

5.                 Nem tudo o que eu quiser - https://open.spotify.com/intl-pt/artist/4yOzbu7mct4NLX9jA80YC2


Só pra lembrar:

Sou o Victor Victório, jornalista, professor de Língua Portuguesa, poeta, escritor e padrinho do Max Luis, Oliver e Gael Luis. Atualizo o blog com pouca frequência devido ao tempo mais dedicado à docência, mas sinto uma enorme saudade daqui!

Comentários

Postagens mais visitadas