Pessoal: “The Reign of Kindo” na sacada do 202

Aprendi com os anos que amizade não se escolhe, mas se conquista. Nós, também, já nascemos com nossas próprias famílias, independente de sua formação ou se é do lado paterno ou materno, cujas as minhas eu tenho um carinho imenso. Mas família também se pode escolher, se quiser, e eu acabei me tornando um membro da família dos meus amigos, a Oliveira Carvalho. Nela há os avós (Eduardo e Betania), os dois filhos (Thales e Thiago) com suas noras (Tany e Amanda) e o netinho (Max Luis), que é meu sobrinho e afilhado de consagração, filho de Thales. Como em qualquer outro grupo familiar, nem tudo lá é perfeito, mas eu sempre encontro neles um abrigo, sorrisos, confidências, além de muita música e, claro, cerveja gelada. E me divirto bastante na sacada do apartamento deles, não só com as conversas, mas conhecendo um cantor (a) ou banda diferente quando vou lá. “Victor, tu precisas conhecer essa banda!” é a frase típica de Eduardo, quando chego na casa.
“Essa banda é muito foda! Ouve, Victor”!, dizia-me Eduardo, empolgado, pondo uma música para tocar. Já faz pelo menos uns dois anos que eles me apresentaram “The Reign of Kindo”, uma banda nova yorkina, de Buffalo, com uma pegada pop e de predominância do jazz. Ela surgiu no final de 2006, a partir do que sobrou de outra banda, a “This Day & Age”, incluindo apenas o baixista Jeffrey Jarvis. O primeiro lançamento foi “The Reign of Kindo EP”, em 2007, e foi um estouro de vendas regional. Em 2009, “The Reign of Kindo” disponibilizou no Youtube a música “Just Wait” (vídeo ao lado), foi sucesso imediato e em menos de 24 horas era uma das mais tocadas. Eles já tem seis álbuns, sendo que o último foi registrado no ano passado, o “PLAY”. Mas o meu favorito, até então, é o “Rhythm, Chord & Melody”, de 2008.
“Rhythm, Chord & Melody” contém doze faixas, no seu estilo jazz bem contemporâneo, e com uma influência na música pop. A maioria das músicas são bem românticas, mas nada muito meloso. As letras são verdadeiras declarações de amor, com melodias que destacam a vivacidade de sues instrumentos, como o piano e trompete. Músicas como “Let it go”, “Nice to meet you” e "I hear that music play" são umas das mais gostosas de se apreciar, porém a minha favorita é “Something the way that you are” (vídeo ao lado), que começa lentamente, até se alterar nos próximos segundos, sem perder a leveza e a harmonia. Algumas canções de “The Reign of Kindo” me lembram outras da banda de pop rock “3 Doors Down”, como “Away from the sun again” ou “Here without you”, com a diferença de que essas últimas tem uma visão mais clara do seu gênero pop rock.
Acho que a mais melosa e, quiçá, triste das músicas do “Rhythm, Chord & Melody” é a que leva o título homônomo, justamente a única instrumental. Ela é calma demais e se a pessoa estiver com sono, tenho quase certeza que ela vai adormecer num instante. Contudo, é um álbum com canções de jazz e pop eletrizantes, de qualidade impecável e moderna sem se distanciar de uma essência clássica, que vale para ouvir quando se está tomando uma gelada com os amigos ou serve como trilha sonora para uns bons amassos. Aliás, é uma boa dica... Enfim, “The Reign of Kindo” foi uma das ótimas indicações que tive na família Oliveira Carvalho, em que o próprio Eduardo já disse ter visto a banda tocar quando esteve em São Paulo. Oh sortudo! 

Comentários

Sortudos somos nós, leitores do blog que a cada visita nos deliciamos com palavras bem escritas e costuradas, e música boa para aumentar nossa cultura musical.
Eu ainda não conhecia essa banda e suas músicas, mas curti o som deles pelos vídeos que você postou. Apesar de não ser muito fã de jazz, a pegada meio pop deles deu uma aliviada, de modo que me agradou.
Crítico cinematográfico, literário, musical... Seus talentos são múltiplos e seu blog é um excelente laboratório para auto-aperfeiçoamento. Keep up the good work!

Postagens mais visitadas