Entrevista com o youtuber Renie Santos (parte 1)

O quadro "O que você deixou passar em..." terá uma segunda temporada, de acordo com o youtuber.


“Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de J. K. Rowling, completou 18 anos de sua publicação no Reino Unido, no último dia 25. Esse livro foi o responsável para que eu iniciasse o meu hábito e fascínio pela leitura - quem me conhece sabe muito bem disso. E apesar de não haver mais nenhuma obra (há oito anos) ou lançamento dos filmes da saga (há quatro), podemos acompanhar curiosidades e outros tipos de conteúdo do mundo bruxo através de canais no youtube. Um deles é o “O Expresso de Hogwarts”, comandando por Renie Santos, 20 anos, de Florianópolis (SC), que, em entrevista para o Outras Palavras, contou que a maneira de como Rowling escreveu os livros é o que mais o encanta: “Esse universo é único e para mim, ele realmente existe. É triste pensar que, infelizmente, não nasci bruxo e nunca irei à Hogwarts. Mas sei que essa escola existe e ainda está lá, com todos os seus alunos, professores e costumes”.
O primeiro contato de Renie com as produções de Rowling foi com “Harry Potter e a Câmera Secreta”, em 2002. O irmão mais velho dele ganhou o livro de presente da mãe deles, sem imaginar a existência de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. “Nessa época, meu irmão tinha 12 anos e eu, 7”, explicou o youtuber. “O livro era pra ele, porque uma mãe nunca pensaria que seu filho de 7 anos iria ler um livro de 287 páginas. Meu irmão nem ligou, e o deixou jogado numa gaveta. E eu, curioso, peguei-o, um dia, para dar uma olhada”. Ele confessou que, no início, mesmo deslumbrado com a história, não entendia muito bem a leitura e demorou mais de um ano para finalizá-la, desistindo na página 80, e recomeçava em seguida. “No dia 13 de dezembro de 2003, aos 9 anos, ganhei ‘A Pedra Filosofal’ e ‘O Prisioneiro de Azkaban’, e queria porque queria ‘A Câmara Secreta’. Pedi ao meu irmão, mas ele não quis me dar o dele. No fim, comprei dele por R$ 5,00. Esse livro tem a dedicatória da minha mãe, destinada ao meu irmão, até hoje”, relembrou.
      Renie, certa vez, encontrou no seu computador a pasta “Emuladores”. Clicou nela, e lá estava o famoso jogo que fez parte de toda a sua vida: “Harry Potter e a Pedra Filosofal para Game Boy Color”. E daí surgiu a ideia de criar o canal “O Expresso de Hogwarts”. “Eu não brinco quando digo que zerei esse jogo mais de 70 vezes na minha infância – e eu, de fato, contava as vezes em que zerava. Então, abri o jogo e pensei que seria legal se eu fizesse alguns vídeos jogando, porque eu certamente sabia de tudo que ele tinha a oferecer ao jogador. No começo, a ideia principal do canal era que ele fosse dedicado somente aos jogos da franquia Harry Potter. Fui acrescentar os vlogs na grade um bom tempo depois”, contou o youtuber.
O canal “O Expresso de Hogwarts” tem (até o término dessa matéria) 24.149 inscritos, 645.608 visualizações, com 68 vídeos. Mesmo com tanta repercussão, Renie ainda não absorveu a responsabilidade que tem como youtuber. “Produzo meus vídeos, hoje em dia, com o mesmo amor que fazia quando estreou, há pouco mais de dois anos”, esclareceu. “Só o que mudou foi a minha experiência e os meus equipamentos de gravação, mas ainda sou aquele Renie de antes. É difícil de eu me acostumar com o fato de que tanta gente me acha especial e admira o meu trabalho. E isso só acontece quando alguém me diz o quanto eu fiz essa pessoa se apaixonar por Harry Potter, que antigamente ela só era fã dos filmes, mas por minha causa passou a ler os livros. Acho que minha maior responsabilidade é essa: nunca deixar de produzir o conteúdo que esse pessoal tanto gosta”.
Para Renie, o maior desafio como youtuber é conciliar o canal com seu trabalho: “A renda que o canal me traz ainda é muito pequena, e não posso largar meu trabalho para viver do youtube, senão estaria passando fome. É complicado não ter tempo integral pra criar os vídeos, porque, às vezes, chego em casa esgotado e o que eu mais quero é descansar, mas preciso gravar e editar porque prometi algum vídeo para o dia seguinte”. Dos quadros de “O Expresso de Hogwarts”, Renie afirmou que adorava fazer “O que você deixou passar em...”, o qual chegou ao fim já que ele havia explorado tudo o que precisava dos filmes. O objetivo, agora, é de lançar uma espécie de “segunda temporada” para esse quadro, abordando o contexto dos livros.

Comentários

Postagens mais visitadas