Ranking: "5 Belas Canções (Brasileiras) Sobre Amizade"


O assunto agora (e de novo) é música. Mas antes, me responda: você tem um (a) melhor amigo (a), não tem? A pequena Bethany Walker, 9 anos, tem Anne Marie Cox como sua melhor amiga (foto ao lado) e provou essa amizade de uma forma bonita e solidária. Anne tem uma rara doença chamada epidermólise bolhosa, em que a pele fica extremamente sensível e se machuca por qualquer atrito, impossibilitando-a de tomar banho de piscina com a amiguinha. Bethany, então, criou as “pulseirinhas da amizade” para vender e arrecadar dinheiro o suficiente para construir uma piscina terapêutica com água salgada no quintal de Anne. Até agora, já foi coletado US$ 47 mil (o equivalente a R$ 188 mil), muito mais do que ela pretendia [1]. Inspirado nesse ato de amizade, criei uma escalação das “5 Belas Canções Brasileiras De Amizade”. E aqui vai:

5. Amizade sincera[2] – O título dessa bela e curta canção de Renato Teixeira descreve em versos uma amizade sincera, como no começo: “A amizade sincera é um santo remédio/ é um abrigo seguro/ é natural da amizade”, pois quando estamos nos dias mais confusos e tempestuosos, seja o motivo qual for, é o amigo que nos ouve, nos conforta, nos faz rir e nos acolhe. Na letra, um amigo lembra ao outro que sua casa, modesta, também é dele. Os últimos versos são os mais corretos possíveis, porque na amizade não existe mentiras, nem falsidade (ou não seria amizade). Um amigo o respeita e entende pelo seu silêncio ou pelo seu olhar e é presente ainda que esteja distante, mostrando que o tempo ou o afastamento entre eles não afeta em nada. E “por isso mesmo apesar de tão raros/ não há nada melhor do que um grande amigo”. (Veja a letra aqui).

4. Canção pra quando voltar[3] – Se você não prestar atenção, talvez não repare que essa canção tão triste retrata a amizade. A melodia foi composta por Herbert Vianna, que a entregou para que Leoni criasse a letra, com a intenção de retomar a antiga parceria musical com o amigo. Contudo, no dia seguinte, o vocalista d´Os Paralamas do Sucesso sofreu um acidente de avião, em 2001, e Leoni criou a letra enquanto o amigo estava no hospital, sobre o “quanto de amizade, de amor, ele tinha gerado no Brasil inteiro. Não era uma pessoa qualquer que passava por um problema, era o amigo de todo mundo que passava por um problema” [4], conta Leoni no seu DVD Ao Vivo (2005). Os seguintes versos sugerem esse sentimento: “E como é normal acontecer/ se num entardecer a dor te visitar./ Vai ter sempre alguém pra socorrer/ fazer o seu jantar/ dormir no seu sofá”. (Veja a letra aqui). E o curioso é que eu só passei a conhecer "Canção pra quando você voltar" devido a minha forte e antiga amizade com meu amigo melhor Humberto Filho, no início da nossa amizade.

3 – Podes Crer [5] – É um reggae pop composto e gravado pelo grupo Cidade Negra, mais conhecido pelo seu álbum acústico, de 2002. A letra dela é como um pedido de um amigo ao outro para que ele se sinta à vontade e conte o que tanto o aflige, afirmando que ele pode até tentar esconder, mas o conhece muito bem, sabe o que o faz feliz, o que o entristece e eles precisam de tranquilidade, acima de tudo. Porém, a parte mais bonita dessa reflexiva obra está nos seus versos finais: “É tão forte quanto o vento quando sopra/ tronco forte que não quebra, não entorta/ Podes crer, podes crer/ eu tô falando de amizade”. Clicando aqui, você vai ler uma homenagem que eu fiz ao meu amigo de infância, Malone, que faleceu há seis meses e uso “Podes crer”como trilha. (Veja a letra aqui).

2 – Amigos para sempre [6] – Pra muitos, essa deve ser a mais conhecida. Bate uma melancolia só de ouvir o refrão: “Amigos para sempre é o que nós iremos ser/ na primavera ou em qualquer das estações...” E mesmo que essa canção seja realmente belíssima, não é uma das minhas favoritas porque ela era praticamente a única que as pessoas escolhiam para homenagear aos amigos, em festas ou outras ocasiões, e eu meio que fui cansando dela. No entanto, “Amigos para sempre” me traz ótimas lembranças, pois além de ter tocado bastante no meu Ensino Fundamental, duas grandes amigas minhas, Camila Lopes e Nayagra Gama, cantaram-na toda para mim, numa noite em que eu precisava muito desabafar, mas ainda hesitava. E pra me confortar, elas, afinadíssimas, vieram carinhosamente: “Eu não tenho nada pra dizer,/ você parece no momento até saber/ o quanto eu estou sofrendo”. (Veja a letra aqui)


1 – Amigos pela fé [7] (Veja a letra aqui). – É a canção que ouço e canto com olhos fechados, me segurando para não cair no choro, porque, na letra, por ser da banda católica Anjos de Resgate, o amigo enfatiza ao outro que foi Deus o responsável por uni-los. Também me traz boas recordações da minha pré-adolescência. Duas, aliás. Lembro-me, em 2006, quando eu estava sentado no banco da Escola Maria Câmara Paes (MCP), em Breves, e meu amigo Hilde me perguntou: “Eu soube que tu vais embora pra Belém essa semana. Isso é verdade?”. E eu, já com vontade de chorar, assenti. Hilde pegou seu celular e disse: “Então essa música vai em tua homenagem”. Deu o “play” e tocaram os teclados da canção. Eu não segurei as lágrimas ao ouvir “Quem é que vai me acolher na minha indecisão?”. E um dia antes de eu vir morar pra Belém, meus amigos Camila Lopes e Hermerson Melo foram até minha casa e tocaram e cantaram “Amigos pela fé” no violão pra mim. Preciso dizer que eu me emocionei e chorei que nem um besta? Pessoa chorona, né? Mas é isso mesmo, quando se trata de meus amigos eu fico meio besta. Então, não esqueça: os amigos podem nos proporcionar os melhores momentos; também falham, pisam na bola, confundem-se, como qualquer ser humano. Mas sem eles do nosso lado, fica muito difícil ;) [1] http://virgula.uol.com.br/lifestyle/comportamento/menina-arrecada-r-188-mil-ao-vender-pulseiras-para-ajudar-no-tratamento-de-melhor-amiga/?cmpid=fb-uol
[2] TEIXEIRA, Renato. Amizade Sincera. Amizade Sincera, 1990, faixa 10/ Fábio Jr, Romântico, 2009, faixa 9.
[3] VIANNA, HERBERT; LEONI. Áudio-Retrato, 2003, faixa 12; Ao vivo, 2005, faixa 9/ Herbert Vianna, Victória; 2012, faixa 12.
[4] Trecho retirado do DVD Leoni ao vivo, 2005, making off
[5] BINO; FARIAS; LAZÃO; DA GAMA; GARRIDO, Toni. Cidade Negra. Enquanto o mundo gira, 2000, faixa 1; acústico 2002, faixa 8
[6] CESAR, Carlos. AMIGOS PARA SEMPRE.
[7] GALLO, DALVIMAR. Anjos de Resgate. Deus está no ar, 2000, faixa 10. 

Comentários

Thiago Cruz disse…
Uma postagem realmente especial, sobre um tema também especial.
Amigos são a família que podemos escolher.
Tive a sorte de conhecer algumas dessas músicas através de um bom amigo, há 3 anos atrás. E hj ainda conheci umas outras que ainda não escutara, graças a esse mesmo amigo.
Sei que a intenção desses comentários aqui é falar sobre os textos e as músicas, mas aproveito pra te agradecer pela amizade. Muito obrigado por tudo, amigo Victor :D

Postagens mais visitadas