Entrevista com a youtuber Luisa Borsari (parte 1)

Acho que alguns de vocês não sabem, mas criei no ano passado um canal no youtube vinculado com o blog “Outras Palvras”. Só não prossegui com os vídeos porque eu estava (e ainda estou) com um problema no pulmão e eu não tinha fôlego o suficiente para prosseguir. E quem foi a minha maior incentivadora a produzir vídeos na internet, mesmo sem saber, foi Luisa Borsari de Araújo, 13, de São Paulo, do canal “O Lado Bom”. Aos 11 anos, ela descobriu que teve um tipo de câncer no sangue, a leucemia. Ela informava aos seus amigos e familiares sobre a sua doença através do facebook e como as pessoas gostavam muito dos seus textos, Luisa criou um blog e, em seguida, um vlog com o mesmo nome: “O Lado Bom das Coisas Ruins”, dedicando-se a essa temática (acesse-o clicando aqui.
Em entrevista ao blog “Outras Palavras”, Luisa conta que se tornar vlogueira a ajudou de várias formas: “Era um passatempo. Naquele período, eu não podia fazer muita coisa por causa da doença. Então, eu mesma gravava, editava e pesquisava cada vez mais sobre o assunto, em casa ou no hospital. E por meio disso, eu recebi o apoio e mobilização de pessoas do Brasil inteiro”. Ela explicou, também, que as experiências e as pessoas que conheceu foi o lado bom dessa coisa ruim. “Eu aprendi a valorizar mais a vida; surgiu-me, também, um caminho para o jornalismo, além do carinho que eu recebi de muita gente”, listou Luisa. Ela ainda está no 9º ano do Ensino Fundamental, porém já almeja seguir a carreira de jornalista, e uma das razões é a sua paixão por informação. “Eu gosto muito de saber de tudo o que acontece no mundo. Adoro viajar, falar, escrever, e ouço das pessoas que faço esse tipo de coisa muito bem. Além disso, tenho muito habilidade com redes sociais. Eu curto vários assuntos, já quis escolher vários cursos e o jornalismo é um curso em que eu posso falar de todos eles juntos”, explanou Luisa.
Na visão de Luisa, ela era uma menina completamente “criancinha” antes da leucemia, que se importava excessivamente com a aparência. “Eu era uma garota normal, como qualquer outra e, no fundo, continuo sendo a mesma. Mas às vezes eu nem me reconheço ao me olhar no espelho. Eu mudei em várias coisas, nas minhas opiniões, inclusive. E eu já ouvi dizer que eu evoluí e amadurei muito durante esse tempo. Acho que essa foi a maior diferença”, comparou. E apesar de todo o otimismo, Luisa afirma que houve momentos em que toda a sua fé enfraquecia, como nos dias em que era internada às pressas. “No início do tratamento foi a fase mais difícil, porque tudo ainda era desconhecido pra mim e pra minha família. Lembro que minha mãe dizia que a ignorância é a mãe do medo. Também, na primeira vez que eu tive uma infecção mais séria. Fiquei com medo e preocupada, pois eu não sabia o que poderia acontecer. Nem sei quantas crises de choro eu já tive”, relembra.
                 Isabela Borsari é o nome da irmã de Luisa, e ela participa de alguns vídeos do canal “O Lado Bom”. Por ela ser bem engraçada e fazer parte do cotidiano da irmã, Isabela passou a gravar vídeos com Luisa. “Eu dou muita risada com ela. A gente sempre brincava de gravar vídeo em casa e nunca divulgava. Mas sabíamos que era legal e que as pessoas também poderiam gostar. Até porque, o blog é um relato da minha rotina e minha irmã faz parte dele. Não tem Luisa sem ter Isabela do lado”, declarou. E como, graças a Deus, a vlogueira já está curada do câncer, ela está mais disposta a sair e trazer novidades para o canal. Como, fazer entrevistas com seus médicos, por exemplo. “Eu tenho vontade de continuar nessa área do câncer por mais um tempo. É um assunto muito interessante e como eu tinha muitas limitações, não tinha tempo de cobrir tudo o que eu queria. Agora será diferente”, explicou Luisa. E para continuar a ler o restante da entrevista é só clicar aqui.



Comentários

Postagens mais visitadas