Poemas: Fora de ordem/ Divina/ Os Almeida

Fora de ordem (sobre uma árvore caída)

A manhã seguia sem mistérios
Com os passos firmes do cotidiano
O ritmo sagaz, como sempre, histérico
Tranquilo, nada muito estranho.

Até que as ruas não mais corriam
As horas passaram na minha frente
Os automóveis não se entendiam
A agonia se envolvia em toda a gente.

A pressa já me cutucava o ombro
O relógio não me ajudava
A inquietude nos tirou o sono
Do que acontecia, eu não sabia nada.

Então eu soube, o incomum nos visitou
O verde nos tirou a concentração
O pouco da natureza nos incomodou
Só o que ela visava era a nossa atenção.

Ela não queria nos ferir ou nos atrapalhar
Sua força que é frágil, nós é que esquecemos
Suas raízes intensas, não querem nos assustar
O ser humano, sim, é de se amedrontar.

A árvore embelezava e coloria o ambiente
Nos abraçava e proteia com toda sua ternura
Mas, de tão madura, não foi forte o suficiente
E do que dela se restou estava jogado na rua.

Agora, éramos duas espécies distintas juntas
Nós, humanos, necessitamos da natureza
Mas, algumas vezes, travamos mais uma luta
E isso não é bonito nem nobre, tenha certeza.

Gradualmente, a confusão se despedia
E tudo voltava ao seu normal
Dificilmente daquela tarde se esqueceria
Quando uma planta invadia o mundo brutal.


Divina

Eu posso não mais te arrancar
Pros meus sonhos mais perversos
Mas eu ainda sei te papear
Nesses meus inúteis versos.

É admirável a tua garra de todo dia
A tua luta e coragem tão intensas
Se nos teus olhos a lágrima ainda ardia
É um mistério entender o que você pensa.

Você não é moldada só de pureza
Há muito além da tua inocência
No teu rosto esconde alguma tristeza
Pois nem todos valorizam a tua existência.

A tua dor nenhum de nós terá nos dedos
O teu corpo libera suspiros sem perceber
O charme é em decifrar o teu segredo
E quem sabe, um dia, eu consiga aprender.

Não se prive, não se renda aos demais
Viva sem nenhum freio, sem nenhum limite
O teu sorriso por si só já transmite paz
Te ter por perto é um irrecusável convite.

Você é a inspiração para as artes mais belas
Carrega a vida no pulso, sabe como ela é
Suporta do mundo a fúria e sempre é tão singela
A melhor criação de Deus é você, mulher. 


Os Almeida

Nossa família é assim
Nem sempre dá pra entender
Num dia, o amor não tem fim
Depois, um manda o outro ir se foder.

Um primo briga com o outro
Tem irmão que nem se fala
Mas digo e repito de novo
Se houver perdão, nada atrapalha.

Nem todos se reúnem
Para uma confraternização
Porque as datas se confundem
Mas não se perde a animação.



A nossa língua é bem afiada
Ela fere, corta e cicatriza
A palavra, às vezes, maltrata
E a raiva, de alguns, se eterniza.

O que a gente quer é um motivo
Pra poder comemorar
Olhar só para o seu umbigo
Não ajuda, só faz piorar.

Quando todos estão juntos
Já aprendi, não tem jeito
Tem briga em um segundo
Sem perder, é claro, o respeito.

Eu ainda tenho a esperança
Que o rancor vá embora
Que se acabe a arrogância
E a falsidade fique lá fora.

É na hora que mais se precisa
Que a gente conhece de verdade
Eles te dão a mão amiga
Isso sim é que é lealdade.

Você pode ter muitos amigos
Amor pelo seu namorado
Mas quando você corre perigo
São eles que dão O abraço.

Em Belém, Santana ou em Breves
Eu sou muito paparicado
O meu riso fica mais leve
E nada é tão complicado.

Uma vez eu ouvi dizer
Que família é só pai, mãe e irmãos
Mas ainda é preciso vencer
A mágoa que há no coração.

Parente é família, sim
E a minha não tem tamanho
Eu sei que eles gostam de mim
Mesmo eu sendo meio estranho.

"Agora vai, agora vai!",
O meu tio costuma brincar
Se tem cerveja, de perto ninguém sai
E eu pergunto: "Como não amar?"

No fundo, a gente muito se ama
E o nosso laço é bem mais forte
Uma parte de mim também é Gama
Disso eu tenho tanta sorte.

Há muito para viver ainda
E o sorriso, rápido chega
Acima de tudo, somos família
E eu tenho orgulho de ser Almeida.

Victor Victório.

Comentários

Unknown disse…
Kkkk. ..achei bem divertido o poema família
Tatiane AAC disse…
Uaaaaau! Perfeito, Victor. Somos nós.
Família eh família, feliz aquele que tem uma pra chamar de sua! E a família Almeida realmente eh muito bonita, alegre e unida, Jah tive o prazer de participar de uma reunião de vcs. Esperando novos convites :) hehehe. Os outros poemas tb são bem interessantes, e conectados com a realidade sem perder o lirismo. Keep up The good work!
Unknown disse…
Só consigo pensa em sentimentos fortes...algo como um friu na barriga no meio da leitura, amei, muito lindo, me senti tão feliz e ao mesmo tempo relaxado, perfeito.
Unknown disse…
Gostei do poema Divina
Unknown disse…
Égua Victor. Muito lindo. Chorei emocionada. Tu é o CARA. DEMAIS.
Ameiiii. Sensacional.

Postagens mais visitadas